Vem aí um novo protagonista da base? Na vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Vasco , pela 8º rodada do Brasileirão , o garoto Estêvão brilhou e dá sinais que o clube pode contar com uma nova estrela vinda da base no time principal. Abel Ferreira deu diversas pistas de como pretendia montar o time sem Endrick, que deixou o clube rumo ao Real Madrid. O esquema 4-2-3-1, mantido durante todo o ano, irá continuar. O que muda é a configuração do setor ofensivo. O desenho dos três meias e do atacante variou bastante nos últimos meses, seja por questões estratégicas ou por alternativas do treinador.
Em jogos que o time precisa manter mais a bola, Rômulo pode entrar junto de Veiga e Estêvão e Flaco pode pintar no ataque. Rony é alternativa para a posição de centroavante, e Felipe Anderson e Dudu complementam o setor. O que funcionou tão bem contra o Vasco foi justamente a combinação de funções desses jogadores de frente. Quando tem a bola, o Palmeiras sempre forma uma linha de três atrás. Marcos Rocha joga junto dos zagueiros e o setor direito é ocupado por um jogador mais ofensivo. Se antes Mayke e até Veiga faziam essa função, quem teve liberdade para jogar por lá foi Estêvão. Ele buscou abrir o campo e receber a bola sempre para partir para cima. Não descia para buscar e ficava esperando.
Para tornar o time mais ofensivo, Abel usou Lázaro como um falso meia pela esquerda. Ele fechava aquele setor, mas com a bola, jogava ao lado de Veiga, formando quase que uma dupla de criação. O lado esquerdo ficou com Piqueréz. Com isso, Zé Rafael não precisava avançar muito e conseguia espaço para pensar o jogo de cabeça erguida, como na foto. Essa combinação fazia o Palmeiras levar a bola com tranquilidade até a defesa do Vasco. Foram 25 finalizações, a maioria delas criada em jogadas pelos lados.
Na direita, Estêvão tinha muita liberdade para pegar a bola, conduzir, carregar...ele usava da velocidade para levar a jogada para frente. Enquanto isso, Rony e a dupla marcada em vermelho na figura acima podiam correr em x, buscar espaço para finalizar. A entrada do garoto como um ponta essencialmente ofensivo tornou o time mais agudo e rápido. Pelo lado esquerdo, a bola corria de uma forma diferente. Havia muitas trocas de posição entre Lázaro e Piqueréz. O lateral uruguaio fazia o movimento de passagem não pela linha de fundo, mas por dentro, como um elemento surpresa dentro da área. O primeiro gol nasceu exatamente desse movimento.
O inverso também podia acontecer, com Piqueréz na linha de fundo e Lázaro passando por dentro. Se a falta de um centroavante com mais renome ainda é uma ressalva, o Palmeiras está tão bem servido de opções no setor ofensivo que Abel Ferreira tem mais de dois times para suprir a ausência de um nove que seja titular incontestável, ainda que Rony e Flaco façam suas funções e correspondam com gols.
No 4-2-3-1 com jogadores ofensivos pelas pontas, um centroavante e Raphael Veiga como dono da posição de meia central, dá para pensar em: Um time sem referência, com Felipe Anderson e Raphael Veiga centralizados e Estêvão pelo lado direito e Dudu pelo lado esquerdo. Uma linha de meias com Felipe Anderson, Dudu e Raphael Veiga e Lázaro mais centralizado, buscando o lado direito como Endrick fazia Felipe Anderson no lugar de Lázaro no time titular contra o Vasco, e o mesmo com Dudu Com Copa do Brasil e os dois jogos contra o Botafogo na Libertadores, além do Brasileirão, Abel não pensa em um time titular em si, mas sim em variações dentro da mesma forma de jogar no esquema tático 4-2-3-1 do Palmeiras. E novos protagonistas, de idades cada vez menores, o que se tornou uma constante nos últimos anos.
984 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
BOMBA: Palmeiras reacende interesse em Matheus Pereira e prepara nova investida para 2026