O Dia do Orgulho Autista - celebrado neste 18 de junho - costuma ser marcado por postagens comemorativas entre os clubes, como forma de registrar a data. Aos poucos, porém, o futebol tem ido além. Desde fevereiro de 2024, por exemplo, o Allianz Parque, casa do Palmeiras, conta com um diferencial que tem sido expandido pelos estádios do Brasil: a sala sensorial. O espaço existe para oferecer acolhimento aos torcedores e torcedoras afetados pelos estímulos ambientais como luzes, sons, texturas e multidão, que podem ser percebidos de forma mais intensa. A sala também recebe pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem (TDL) e Síndrome de Down.
O espaço fica no quarto andar do estádio, com equipamentos adaptados e profissionais capacitados para auxiliar em momentos de crise. – O grande diferencial são os terapeutas, que têm condições técnicas para avaliar a necessidade do torcedor e propor o melhor suporte para que tenha a segurança emocional que necessita. Além disso, temos psicólogos ABA, fonoaudióloga e um coordenador geral – diz a gerente de sustentabilidade da WTorre, Adriana Martins de Oliveira.
Como funciona? A sala sensorial foi projetada para atender pessoas com desenvolvimento atípico com diferentes níveis de suporte, com profissionais da clínica ABA, que é referência no atendimento a essas especialidades. O espaço tem tratamento acústico, reduzindo o som externo em 40 decibéis, enquanto o chão e as paredes possuem identificação com grafismos de quebra-cabeças, que ajudam as pessoas neurodivergentes a identificarem o local. Nos dias de shows e jogos, o atendimento na sala é gratuito, e o número de profissionais presente varia de acordo com cada evento e a quantidade de público previsto. Em dias comuns, o atendimento de reabilitação é feito das 8h às 18h. É possível usar o convênio médico ou fazer o pagamento de maneira particular.
1341 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador