Após a vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras, o diretor de futebol do Flamengo, Bruno Spindel, criticou a arbitragem e a equipe do VAR por não terem expulsado o meia Raphael Veiga, do Palmeiras. Spindel reclamou de um lance em que Veiga acertou uma solada na canela do volante Pulgar, resultando apenas em um cartão amarelo para o jogador. Ele se disse "decepcionado" com a atuação do VAR e questionou o critério da arbitragem em não chamar para revisão a entrada de Veiga.
Na análise de Carlos Eugênio Simon, analista de arbitragem da ESPN, no entanto, a arbitragem acertou ao não expulsar Raphael Veiga. Flamengo e Palmeiras se enfrentam novamente na próxima quarta-feira (7) pela partida de volta, com diferentes cenários para cada time avançar para a próxima fase da Copa do Brasil.
Antes do jogo de volta, ambos os clubes têm compromissos fora de casa pelo Brasileirão. O Palmeiras enfrenta o Internacional, enquanto o Flamengo joga contra o São Paulo.
Os próximos jogos do Flamengo são: São Paulo (fora) - 03/08, 21h30 (de Brasília) - Brasileirão, Palmeiras (fora) - 07/08, 20h (de Brasília) - Copa do Brasil, Palmeiras (casa) - 11/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão.
Os próximos jogos do Palmeiras são: Internacional (fora) - 04/08, 17h (de Brasília) - Brasileirão, Flamengo (casa) - 07/08, 20h (de Brasília) - Copa do Brasil, Flamengo (fora) - 11/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão.