Palmeiras e Botafogo duelam nesta quarta-feira (21), com transmissão do Disney+ , por uma vaga nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores. O confronto, que começou na semana passada, no Rio de Janeiro, com vitória dos cariocas por 2 a 1, será decidido no Allianz Parque a partir de 21h30 (de Brasília). Apesar de ser disputado em uma competição continental, os dois rivais, que duelaram pelo título do Brasileirão do ano passado, não chegam a encarar como novidade o fato de enfrentar rivais locais na Libertadores.
Tanto Palmeiras, como Botafogo já encararam alguns brasileiros nas fases de mata-mata do torneio continental. O Alviverde, tricampeão do torneio, já fez 18 confrontos desse tipo. E o histórico é bem favorável, com 12 vitórias e seis derrotas. A primeira vez que os palmeirenses eliminaram um rival local foi em 1999, quando passaram por Vasco e Corinthians. No ano seguinte, mais uma vez eliminaram o maior rival, enquanto em 2001 se classificaram contra São Caetano e Cruzeiro. Depois disso, o Palmeiras só voltou a superar um brasileiro na Libertadores em 2009, ao tirar o Sport nas oitavas de final. Mas o melhor momento é justamente nos últimos anos. Entre 2020 e 2021, nas campanhas do bicampeonato, o Alviverde passou por Santos, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo. Nos dois anos seguintes, o Palmeiras ainda superou o Atlético-MG mais duas vezes.
Além de todos esses triunfos, a equipe também teve alguns insucessos, contra o São Paulo, em 1994, 2005 e 2006, Grêmio, em 1995 e 2019, e Athletico-PR, em 2022. Se o histórico palmeirense contra brasileiros é positivo, o do Botafogo é bastante negativo, com três derrotas. O Alvinegro caiu na semifinal de 1963, para o Santos, com direito a um empate em 1 a 1 na ida e uma goleada por 4 a 0 sofrida na volta, com quatro gols de Pelé somando os dois confrontos. Em 1996 e 2017, o algoz dos botafoguenses foi o Grêmio. No primeiro, depois de um empate em 1 a 1 no Maracanã, no Olímpico, os gremistas venceram por 2 a 0. No segundo duelo, a história foi parecida. 0 a 0 no Estádio Nilton Santos e vitória do Grêmio na volta, por 1 a 0, gol de Lucas Barrios.
O Palmeiras x Botafogo terá transmissão ao vivo do Disney+ , nesta quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília). Próximos jogos do Palmeiras: Botafogo (C): 21/08, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão pelo Disney+ Cuiabá (C): 24/08, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão Athletico-PR (F): 01/09, 16h (de Brasília) - Brasileirão Próximos jogos do Botafogo: Palmeiras (F): 21/08, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão pelo Disney+ Bahia (F): 25/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão Fortaleza (C): 31/08, 21h (de Brasília) - Brasileirão
2247 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
BARCA ALVIVERDE: Após ano turbulento, Palmeiras planeja mudanças profundas e define cinco saídas
Palmeiras vive pressão após temporada frustrante e avança por Jhon Arias
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
BOMBA: Palmeiras reacende interesse em Matheus Pereira e prepara nova investida para 2026
Hora da decisão.Palmeiraa não tem que marcar 2 gols e recuar. Tem que ser ofensiv.o. Treinarcobranca de pênalti caso haja