Faltando 12 rodadas (ou mais, para alguns clubes) para acabar o Brasileirão, não é possível descartar equipes como Fortaleza ou Flamengo da briga pelo título. A história ensina que o campeonato é pródigo em arrancadas finais – o São Paulo de 2008, o Flamengo de 2009, o Palmeiras no ano passado. Mas também é preciso respeitar o que diz o momento. E ele mostra Botafogo e Palmeiras despontando para brigar palmo a palmo pela taça. São dois times diferentes: um ainda em processo de revolução interna após virar SAF, o outro com um projeto consolidado; um dividindo atenções com mais uma competição, o outro totalmente focado no Brasileiro; um se mostrando capaz de superar frustrações recentes, o outro sustentado por um impressionante histórico de alta competitividade.
Considero o Botafogo o melhor time do ano no Brasil até agora. Se a CBF baixasse hoje um decreto encerrando o campeonato, o título estaria nas melhores mãos. Gosto da combinação entre a força física defensiva (a dupla de zaga, Gregore) e o talento ofensivo (Thiago Almada, Luiz Henrique, Igor Jesus). É um time que sabe trabalhar a bola, que tem entendimento entre volantes e meias, mas que também é vertical, agressivo. E ainda reforçou as laterais – incluindo a chegada de Alex Telles, um jogador de seleção brasileira.
E o Palmeiras é uma máquina de títulos, é a equipe de maior força mental no Brasil. Tem um treinador que domina como ninguém as potencialidades do elenco – o que faz o time jogar com naturalidade, com automatismo. A reação após a queda na Libertadores, justamente para o Botafogo, é impressionante. São quatro vitórias seguidas no Brasileirão, com 14 gols marcados e apenas um sofrido.
A tabela mostra caminhos parecidos para Botafogo e Palmeiras até o fim do Brasileirão, com diferenças sutis. O Alvinegro terá sete jogos contra times da metade inferior da tabela; o Alviverde terá seis. O Botafogo terá dois clássicos; o Palmeiras terá um. Se somarmos a atual posição dos 12 adversários finais e dividirmos por 12, é como se o Botafogo enfrentasse um time entre o 11º e 12º lugar, ao passo que o Palmeiras pegaria uma equipe entre o décimo e o 11º.
As próximas rodadas podem ser decisivas para o Botafogo abrir vantagem na liderança. O time carioca pega, na ordem, o 16º (Fluminense), o 14º (Grêmio), o 13º (Athletico), o 15º (Criciúma) e o 12º (Bragantino). O Palmeiras, na mesma ordem, enfrenta Vasco (oitavo), Atlético-MG (décimo), Bragantino (12º), Juventude (11º) e Fortaleza (terceiro).
Dois pontos, porém, me parecem mais importantes do que o desenho da tabela. E ambos são vantajosos para o Palmeiras. O primeiro é a dedicação exclusiva que o time de Abel Ferreira dará ao Brasileirão, ao passo que o Botafogo mergulhará de corpo e alma na luta por sua primeira Libertadores. Esta semana, enquanto o elenco alvinegro estiver se matando em campo contra o São Paulo pelo torneio continental, os jogadores do Palmeiras estarão descansando. E o segundo é o confronto direto. Lá na 36ª rodada, o Palmeiras receberá o Botafogo no Allianz Parque. Hoje, a diferença é de três pontos, com uma vitória a mais para os cariocas, mas saldo favorável para os paulistas.
Neste cenário, uma vitória faria o Palmeiras assumir a liderança. São apenas projeções, e fazê-las é uma das delícias do futebol. Resta cerca de um terço do campeonato para ser disputado – é uma eternidade. Daqui a menos de três meses, este texto pode ter envelhecido, o campeão pode ser outro (talvez o Flamengo, talvez o Fortaleza, talvez outro), e não ficaremos exatamente perplexos. Afinal, é o Brasileirão.
2301 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival a caminho? Palmeiras prepara investimento histórico para 2026 e vai atrás de craque brasileiro
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
ANO HISTÓRICO: Allan lidera lista e Palmeiras pode arrecadar R$ 549 milhões com joias da base
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Joia do Palmeiras entra na mira de clube europeu e pode reforçar o clube na Champions
Vai ficar? Palmeiras confirma compra definitiva de zagueiros até 2029
Medidas mais severas devem ser exigidas dos juízes contra essa prática antidesportiva do Fogão e cronistas esportivos devem em suas análises condenar essa prática do antijogo que só está beneficiando o infrator. no caso o Botafogo que é o campeão de faltas cometidas sem sofrer as devidas oenalidades
E preciso chamar a atenção pro fato do Bota ser o time que mais faltas fez no primeiro turno. venceu o Verdao cometendo 20 faltas contra 10 e lesionou Piquerez por 6 meses e Estevão por 1 mês. ontonua fazendo faltas no segundo turno. goleou o Fla e vê ceu o Cori gao fazendo mais faltas nos 2 jogos. O Bota tá praticando faltas como tática de jogo. o que é prática antidesportiva. Nenhum cronista condena essa prática é nenhum juiz toma providências mais se eras contra essa