O Palmeiras volta a jogar no Mané Garrincha no próximo domingo, às 16h (de Brasília), diante do Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, após quase dois anos e com lembranças das mais variadas do estádio em Brasília. Desde a reforma para a Copa do Mundo de 2014, o Verdão já visitou a imponente arena, com capacidade para mais de 70 mil torcedores, em sete oportunidades. Lá, vivenciou títulos, decepções e viu brilhar algumas de suas joias.
A primeira vez que o Palmeiras jogou no novo Mané Garrincha foi em 2016, contra o Flamengo, com uma atuação crucial de Gabriel Jesus. Aos 18 anos, o garoto vivia sua última temporada antes de se transferir para o Manchester City. E logo aos três minutos de jogo ele abriu o placar e mostrou por que seria um dos principais jogadores do título do Brasileirão daquele ano. Ele voltaria a aparecer aos 25 minutos do segundo tempo para ser peça fundamental no gol da vitória. Após fazer uma grande jogada dentro da área, Gabriel Jesus finalizou no canto superior e faria o gol se não fosse uma grande "defesa" do zagueiro César Martins. No pênalti, Jean converteu, e o Palmeiras venceu por 2 a 1. A equipe voltaria ao estádio naquela edição para vencer o Fluminense por 2 a 0 (gols de Dudu e Jean).
A vitória contra o Flamengo em 2016 não ficou na memória apenas pela boa atuação de Gabriel Jesus, mas também pelo que ocorreu fora de campo. Uma briga generalizada nas arquibancadas ganharam os holofotes. A confusão teve início na área de circulação do anel superior do Estádio Mané Garrincha e começou por uma tentativa de invasão da área da torcida rubro-negra por parte dos palmeirenses. A Polícia Militar agiu com spray de pimenta. Carregada pelo vento, a substância chegou ao gramado e incomodou os jogadores, que não conseguiram respirar, atrasando o início do segundo tempo em cerca de dez minutos. Torcedores, entre eles algumas crianças, também sentiram o efeito. Controlado o princípio de confusão, a Polícia Militar ainda precisou conter a torcida do time paulista, já longe do espaço reservado aos flamenguistas. 30 torcedores do Palmeiras foram presos.
O palco do próximo domingo também fez o palmeirense sorrir com um dos melhores e mais movimentados jogos que o Mané Garrincha já presenciou. E que terminou com troféu para o Palmeiras. Em 2023, o Verdão teria pela frente novamente o Flamengo. Desta vez, porém, o duelo valia o título da Supercopa do Brasil. Com Raphael Veiga comandando o meio de campo, com dois gols, a equipe foi superior e venceu por 4 a 3. Gabriel Menino marcou os outros dois. Esta foi a última vez que o Palmeiras visitou a capital federal.
Apesar do bom retrospecto no Mané Garrincha, o estádio também proporcionou momentos de tristeza ao torcedor do Palmeiras. As duas maiores derrotas foram em 2021, num intervalo de apenas três dias. No dia 11 de abril daquele ano, o Verdão encarou outra vez o Flamengo, pela final da Supercopa do Brasil, e perdeu nos pênaltis. Após o empate em 2 a 2 no tempo normal, a equipe sucumbiu nas penalidades (6 a 5). No dia 14 a história se repetiu, desta vez pela Recopa Sul-Americana. Após vencer o Defensa y Justicia fora de casa, o Palmeiras recebeu o time argentino na volta no Mané Garrincha e perdeu por 2 a 1 no tempo normal. A decisão foi para os pênaltis e o Verdão foi derrotado por 4 a 3. Essa sequência desencadeou protestos da torcida palmeirense, e Abel Ferreira viveu uma de suas piores crises no comando da equipe. Em um novo momento nesta temporada, o treinador volta ao estádio no próximo domingo em busca de mais uma vitória no Campeonato Brasileiro e seguir cada vez mais forte na briga pelo título do torneio.
2688 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Internacional x Palmeiras: onde assistir
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Qual sua opinião? Gustavo Gómez defende Andreas Pereira após atitude em Derby