O Palmeiras celebra, nesta sexta-feira, 82 anos da Arrancada Heroica. Foi no dia 20 de setembro de 1942 que o clube jogou, pela primeira vez, com o nome de "Palmeiras", e conquistou o Campeonato Paulista daquele ano em cima do São Paulo, em episódio que ficou conhecido como "Arrancada Heroica". "Há 82 anos, em meio às perseguições decorrentes da Segunda Guerra Mundial, o Palestra Itália se tornou Palmeiras e conquistou o 9º título paulista de sua história! A Memória Alviverde de hoje é mais do que especial!", celebrou o clube nas redes sociais. Publicação de @palmeiras
No ano de 1942, o clube alviverde foi obrigado a abandonar o nome Palestra Itália em meio à Segunda Guerra Mundial. Isso aconteceu depois que o governo brasileiro estabeleceu um decreto que proibia representações dos países do Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão. Em março daquele ano, o Palestra Italia passou a se chamar Palestra de São Paulo e precisou alterar as cores da bandeira, retirando o vermelho e ficando apenas o verde, branco e amarelo. A letra I, que fazia alusão ao "Itália", também precisou ser retirada do escudo. Seis meses depois, o governo brasileiro determinou que o nome fosse novamente alterado, alegando que "Palestra" fazia alusão à Itália. Com isso, em 14 de setembro de 1942, foi oficializado o nome de Sociedade Esportiva Palmeiras e surgiu o escudo utilizado até os dias de hoje, apenas com as cores verde e branco. Seis dias depois, no dia 20 de setembro, sob o novo nome, o clube encarou uma final tensa diante do rival São Paulo.
No Pacaembu lotado, o Palmeiras vencia por 3 a 1, com gols de Cláudio, Del Nero e Echevarrieta, enquanto Waldemar de Brito anotou para os são-paulinos. Até que o árbitro Jaime Janeiro Rodrigues viu pênalti de Virgílio sobre Og Moreira e expulsou o atleta tricolor aos 19 do segundo tempo. Os atletas do São Paulo se revoltaram com a marcação da penalidade e com a advertência a Virgílio e, capitaneados por Luizinho, os são-paulinos abandonaram a partida. Sem o retorno dos tricolores ao campo, o árbitro esperou o término do tempo regulamentar e encerrou o confronto. O Palmeiras, então, faturou o título do Paulista daquele ano, de forma invicta, em sua primeira partida sob a nova alcunha.
1503 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Internacional x Palmeiras: onde assistir
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Qual sua opinião? Gustavo Gómez defende Andreas Pereira após atitude em Derby
E continua sendo Palestra, Palmeiras, e mandando na bagassa! Dele Palestra!!!