A equipe sub-20 do Palmeiras conquistou o título do Campeonato Brasileiro ao vencer o Cruzeiro, por 3 a 0, em duelo de volta da final da competição. Allan e Rafael Coutinho (duas vezes) anotaram os tentos palmeirenses do jogo no Allianz Parque. Coordenador da base do Verdão, João Paulo Sampaio, contou que durante a formação, os atletas são obrigados a jogarem em, pelo menos, três posições. O profissional citou a importância dessa característica para quando os jogadores serem promovidos no time principal. "Na verdade esse método já existia. O Abel só chegou e aproveitou, mas quando essa geração Patrick de Paula. O Patrick de Paula jogou de lateral esquerdo, de zagueiro, na semifinal de Brasileiro. Foi o número quatro. A gente, por obrigação nossa, os jogadores tem que jogar no mínimo em três funções e em vários sistemas. Primeiro, porque isso aqui é uma escola e na escola você não vai só estudar uma matéria, isso você deixa para quando for para faculdade, que é o profissional", disse.
Antes de chegar ao Palmeiras, em maio de 2015, na gestão do ex-presidente Paulo Nobre, João Paulo Sampaio era diretor de futebol do Vitória. Atual coordenador de base do Verdão, o profissional relembrou jogadores que passaram por mudanças de posições durante a formação e citou os casos do atacante Hulk, do Atlético-MG, e do zagueiro David Luiz, do Flamengo. "E aí a gente tem alguns exemplos. O Hulk, por exemplo, com 17 ou 18 anos era lateral esquerdo, a gente teve que mudar a posição dele no Vitória. E se a gente não enxerga isso? David Luiz a mesma coisa, era meio campista e foi para zagueiro. Então assim, a gente faz isso como um processo. É obrigatório todos os jogadores treinarem e jogarem em três posições. Não é uma questão só da comissão do Abel. É importante para que o Abel tenha jogadores polivalentes, até porque o sistema do jogo é mais parecido no sub-20", seguiu.
João Paulo Sampaio também citou Vanderlan, Cria da Academia, que hoje está integrado ao time profissional. O lateral tem como um de seus trunfos a capacidade de jogar como lateral ou como ala. O coordenador da base exemplificou o trabalho de polivalência de jogadores, dando alguns exemplos. "O Robson chegou agora e já está de zagueiro. Ele é volante. O Luighi joga na beirada, joga por dentro, então assim. Arthur joga de 11 joga de seis igual Vanderlan. Ele jogou de 11, de 6 e jogou de zagueiro por muito tempo. Então é isso aqui é uma é um método do clube, porque a gente sabe que quanto mais a gente enriquece o atleta melhor é para o futuro deles", finalizou.
1152 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Internacional x Palmeiras: onde assistir
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Qual sua opinião? Gustavo Gómez defende Andreas Pereira após atitude em Derby
Parabéns ao João Paulo e sua equipe, pelo extraordinário trabalho executado na base do Verdão! Com certeza,por conta desse trabalho, em breve teremos novos Endrik e novos Estevão! Parabéns Palmeiras!