Superando a Enchente: Jóia do Palmeiras Vive Sonho de Campeão

2/10/2024 11:26

Superando a Enchente: Jóia do Palmeiras Vive Sonho de Campeão

Superando a Enchente: Jóia do Palmeiras Vive Sonho de Campeão

Era pandemia da Covid-19, em dezembro de 2021, quando a cidade de Itabuna, no interior da Bahia, choveu por 17 horas seguidas, alagando bairros e deixando 3.500 famílias desabrigadas na maior enchente de sua história. Entre elas, a de Rafael Coutinho, meia do Palmeiras , agora aos 18 anos de idade. – Eles perderam tudo. A casa era bem próxima ao rio, humilde, e não tinha colchão, não tinha nada – conta o coordenador da base, João Paulo Sampaio, que viu de perto a história.

Três anos depois, com o suporte do clube, Coutinho atravessou um dos momentos mais difíceis de sua vida para tornar-se campeão brasileiro Sub-20, com dois gols na final, contra o Cruzeiro , dedicados à namorada e à mãe, Anaildes Carvalho Barbosa. – Ela é muito guerreira, sempre me apoiou em tudo. Quero dar o mundo para ela – conta Coutinho, com a voz tímida e calma, segurando a nova medalha no gramado do Allianz Parque.

A namorada esteve nas arquibancadas. A mãe, vivendo em Itabuna, não pôde estar na final. Coutinho é de poucas palavras. Usa voz baixa e pouco compartilha da própria jornada.

Só que sua história virou parte também da vida nas categorias de base do Verdão. Ele estava no Sub-14 no ano da enchente em Itabuna, recebia apenas uma ajuda de custo e por isso, quando soube da tragédia, o coordenador João Paulo reuniu todas as comissões técnicas da base para uma vídeo chamada. – Ele disse: A gente precisa ajudar um menino – conta o técnico, campeão com o Sub-20, Lucas Andrade. – Todo o clube se mobilizou, cada um fez a doação que podia, e hoje a gente tem esse atleta com tanta identificação, né? Me arrepia porque essa história é talvez uma das mais incríveis que a gente tem – confessa o treinador, apontando os pelos arrepiados no braço.

Ele mudou de segundo volante para camisa 5 e foi o único do Palmeiras a atuar em todos os jogos do Brasileiro Sub-20 na temporada. É visto como um atleta de talento, mobilidade, versatilidade, ambidestro e com capacidade de fazer gols de cabeça - mesmo que mais baixo do que os normalmente considerados. – Ele poderia ser o 10 do time, porque entra na área, faz gol. E o principal é que é muito trabalhador, sério, dedicado, profissional, e acho que isso vai fazer com que ele seja sempre visto.

E depois de três anos colecionando títulos, com mais dois a vivenciar na base antes de atingir o limite de idade, ser visto é o que faz Coutinho sonhar. – Meu sonho é chegar aqui no profissional, fazer com que a torcida ame, que eu possa ir para a Europa, mostrar quem eu sou. Mostrar quem é Rafael Coutinho.







585 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

madara costa     

o cara nem subiu já que ir pra Europa

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Dom - 20:00 - Alfredo Jaconi -
X
Juventude
Palmeiras

Brasileiro

Sáb - 16:30 - Nabi Abi Chedid
0 X 0
RB Bragantino
Palmeiras