Abel Ferreira durante partida contra o Atletico-MG (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)
A solidez defensiva sempre chamou atenção na era Abel Ferreira. Seja com dois ou três zagueiros, o Palmeiras sempre foi uma equipe que sofreu poucos gols. Em 2024, as dificuldades foram maiores e, por muitas vezes, o sinal de alerta foi ligado. Após as eliminações nas Copas, Abel juntou os cacos, corrigiu os problemas e o Verdão é, com folga, a equipe que sofreu menos gols no Brasileirão - podendo até superar marcas.
Com 28 jogos disputados, o Palmeiras sofreu apenas 20 gols, quatro a menos que o Internacional (24). Nos últimos cinco jogos, apenas um gol sofrido (de Hulk, cobrando falta, na última rodada). Ao longo do ano, Abel sofreu com as oscilações. Falhas individuais e lentidão para recompor a defesa em transições fizeram com que o Verdão sofresse mais que o habitual. Mesmo com o surgimento de Vitor Reis, Abel insistiu na experiência e no entrosamento de Gómez e Murilo para essa reta final e funcionou. A dupla teve bom desempenho nos últimos jogos. Murilo e Gustavo Gómez são dupla de confiança do técnico Alviverde.
Faltando dez jogos para acabar, o Palmeiras tem tudo para superar marcas expressivas. Caso sofra uma média de 1 gol a cada dois jogos até o fim do ano, o sistema defensivo de 2024 terminará o Brasileirão como o segundo menos vazado da história dos pontos corridos, atrás apenas do São Paulo de Muricy, que sofreu 19 gols em 2007.
Atualmente, o posto de segunda defesa menos vazada é do Palmeiras de Felipão, em 2018, com 26 gols sofridos. Mesclando dois times entre Libertadores e Campeonato Brasileiro, Luan e Gustavo Gómez formaram a dupla de zaga na época.
A terceira equipe que sofreu menos gols em uma só edição de Brasileirão é o próprio Palmeiras de Abel, em 2022. Apenas 27 gols com Gómez e Murilo entre os titulares, além daquele meio-campo essencial com Danilo e Zé Rafael. Superar as marcas de 2018 e 2022 será um grande passo em busca do tricampeonato.
Murilo e Gustavo Gómez são dupla de confiança do técnico Alviverde. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Nos últimos cinco jogos, apenas um gol sofrido (de Hulk, cobrando falta, na última rodada). Ao longo do ano, Abel sofreu com as oscilações. Falhas individuais e lentidão para recompor a defesa em transições fizeram com que o Verdão sofresse mais que o habitual.
Mesmo com o surgimento de Vitor Reis, Abel insistiu na experiência e no entrosamento de Gómez e Murilo para essa reta final e funcionou. A dupla teve bom desempenho nos últimos jogos. Faltando dez jogos para acabar, o Palmeiras tem tudo para superar marcas expressivas.
Caso sofra uma média de 1 gol a cada dois jogos até o fim do ano, o sistema defensivo de 2024 terminará o Brasileirão como o segundo menos vazado da história dos pontos corridos, atrás apenas do São Paulo de Muricy, que sofreu 19 gols em 2007. Atualmente, o posto de segunda defesa menos vazada é do Palmeiras de Felipão, em 2018, com 26 gols sofridos.
1293 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Internacional x Palmeiras: onde assistir
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Qual sua opinião? Gustavo Gómez defende Andreas Pereira após atitude em Derby