Deixar o estádio Nabi Abi Chedid com apenas um ponto, no último sábado, pelo empate com o Bragantino, prejudica a arrancada do Palmeiras, que vinha em franca ascensão contra o Botafogo pela liderança do Brasileiro. Agora, a diferença que era de um ponto subiu para três - reduzindo as chances de título. Ainda há, contudo, motivos para acreditar. Assim como os quatro pontos necessários para a ultrapassagem - sem depender do saldo de gols -, listamos quatro motivos para a torcida não desanimar na disputa pelo tricampeonato.
Dá para tirar pontos do rival... Os motivos para acreditar começam na matemática. A três pontos da liderança, o Palmeiras tem dois confrontos diretos nesta reta final: enfrenta o terceiro colocado Fortaleza, na 31ª rodada, e o líder Botafogo, na 36ª. É o único, aliás, entre os três principais postulantes ao título, a viver este cenário. Uma vez que o Alvinegro carioca e o Leão do Pici têm apenas um confronto direto cada - justamente contra o Verdão. Jogos, portanto, que devem ter peso fundamental na classificação final. A dificuldade do Verdão neste cenário está no caminho a percorrer: considerado como mais duro que os dos rivais. Além dos confrontos diretos, terá cinco de nove partidas fora de casa, mas pelo menos duas contra times que estão no Z-4, no caso de Atlético-GO e Corinthians. O Fluminense, adversário na rodada final, saiu da zona de queda no fim de semana.
Abel já fez isso! Não seria novidade para o Palmeiras de Abel construir uma ultrapassagem. A campanha do título brasileiro de 2023 está bem viva na memória, quando o Verdão chegou a estar a 14 pontos do líder Botafogo restando 11 jogos para acabar e fez a ultrapassagem na 34ª rodada, após vencer o Internacional por 3 a 0, e o Alvinegro empatar com o Bragantino O desafio da equipe, portanto, será evitar desperdiçar pontos nesta reta final, como aconteceu em Bragança Paulista no fim de semana.
O próprio Abel Ferreira, porém, demonstrou tranquilidade com o momento do time, apesar do empate sonolento no interior. – Não vai abalar (o time). Vamos aproveitar para preparar a equipe, continuar a melhorar nossos processos, nossa finalização. Eu particularmente gosto desses momentos de pausa – disse o treinador, em referência à Data Fifa deste mês de outubro.
Estêvão voltou... No elenco está o terceiro motivo: Estêvão está de volta. Desfalque por três semanas por conta de lesão, o atacante voltou a ser acionado saindo do banco contra o Bragantino e deu mais velocidade ao time, demonstrando poder de mudar a postura da equipe. Mesmo aos 17 anos, ele é o ponto de desequilíbrio do Palmeiras de 2024. E agora terá duas semanas livres, por conta da pausa da Data Fifa, para ganhar ritmo e estar próximo do ideal na próxima rodada - em que enfrenta o Juventude, dia 20 de outubro, fora de casa.
...e a solidez defensiva também A famosa frase de que "um bom ataque ganha jogos, mas a defesa ganha campeonatos", atribuída ao técnico de basquete Phil Jackson, resume bem o quarto e último motivo desta lista. Afinal, se enfrentou oscilações na temporada, a defesa do Palmeiras enfim retomou sua solidez. Garantir o empate com o Bragantino, por exemplo, em meio às chances desperdiçadas no ataque, passou muito pelo bom desempenho do zagueiro Gustavo Gómez, que recuperou a boa fase ao lado de Murilo, e do goleiro Weverton. Weverton, aliás, premiado com a convocação para a seleção brasileira - substituindo Alisson, lesionado. Na base da "baliza zero" - sempre procurada por Abel -, o time sofreu apenas seis gols nos últimos 10 jogos do Brasileiro, um nos últimos cinco e tem a melhor defesa da competição - com 20 sofridos, seguido do Botafogo, que tem 25.
Veja a agenda do Verdão até o fim do Brasileirão: Juventude x Palmeiras - 20/10 - Alfredo Jaconi Palmeiras x Fortaleza - 26/10 - Allianz Parque Corinthians x Palmeiras - A definir - Neo Química Arena Palmeiras x Grêmio - A definir - Allianz Parque Bahia x Palmeiras - A definir - Arena Fonte Nova Atlético-GO x Palmeiras - A definir - Antônio Accioly Palmeiras x Botafogo - A definir - Allianz Parque Cruzeiro x Palmeiras - A definir - Mineirão Palmeiras x Fluminense - A definir - Allianz Parque
1221 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival a caminho? Palmeiras prepara investimento histórico para 2026 e vai atrás de craque brasileiro
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
ANO HISTÓRICO: Allan lidera lista e Palmeiras pode arrecadar R$ 549 milhões com joias da base
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Joia do Palmeiras entra na mira de clube europeu e pode reforçar o clube na Champions
Vai ficar? Palmeiras confirma compra definitiva de zagueiros até 2029
É isso aí Doni...avante palestra..
os jogos que faltam pra mim todos são difíceis só que time que quer ser campeão não escolhe adversário e joga sempre pra ganhar e se o Palmeiras jogar com sangue no olho temos tudo pra ser campeão pois só dependemos de nós é difícil mais não é impossível dali verdão