Abel Ferreira evita elogios públicos porque entende que podem ser traiçoeiros aos seus atletas no Palmeiras. Um deles, contudo, dispensa comentários à medida que prova em números a dimensão de sua grandeza. É o caso de Estêvão, aos 17 anos, que entre recordes no Campeonato Brasileiro pode quebrar mais um: o de artilheiro mais jovem da história da competição. A oito rodadas do fim, o atacante do Palmeiras tem 10 gols marcados e apenas um atrás do líder Pedro, do Flamengo, que pode ser superado porque não disputa mais o Brasileirão devido a uma lesão no joelho.
Nunca antes na história da competição, inclusive, houve um artilheiro com menos de 18 anos de idade. O mais jovem, considerando o Brasileirão de pontos corridos, é Keirrison, artilheiro pelo Coritiba, em 2008, quando tinha 19 anos, 11 meses e 30 dias, com 21 gols marcados. Os dados são do Espião Estatístico, com a idade dos jogadores no dia 1º de dezembro, que é quando normalmente os campeonatos estão encerrando. Mesmo ao ampliar o recorte para incluir as edições com a unificação do Brasileiro, o recorde ainda é de 19 anos, com Coutinho artilheiro pelo Santos em 1963.
Pelé chegou a ser artilheiro pelo Santos, na Taça Brasil de 1961, mas estava com 20 anos na época e não quebrou recorde. Ao longo dos últimos anos, o mais próximo de quebrar ou no mínimo igualar a marca foi Gabriel Jesus, pelo Palmeiras, em 2016. Ele tinha 19 anos, mas terminou o campeonato com 12 gols, perdendo o posto de goleador para o trio Diego Souza (Sport), Fred (Atlético-MG) e William Pottker (Ponte Preta), com 14 gols cada.
No Palmeiras, Estêvão ainda chegou a perder rodadas do Brasileiro por lesão, como aconteceu no fim de setembro, nos jogos contra Vasco e Atlético-MG, mas está de volta e como peça fundamental para a equipe na disputa pelo título. Foi decisivo com gol e assistência na vitória por 5 a 3 sobre o Juventude, no fim de semana, e assim chegou a 18 participações decisivas no campeonato, superando Neymar - que teve 16 - como jovem atleta com mais participações em gols em uma edição do Brasileiro (até os 18 anos de idade).
– Ele contribui muito na qualidade que tem, é driblador. Já falei que é para aproveitar muito enquanto ele está aqui – diz Abel Ferreira. Aos 17 anos, o atacante está negociado para o Chelsea, da Inglaterra, em uma operação que pode chegar aos R$ 350 milhões com valores fixos e bônus, mas defenderá o Palmeiras até o Mundial de 2025, que acontece em julho, nos Estados Unidos.
Veja os cinco artilheiros mais jovens do Brasileirão: Keirrison, em 2008 pelo Coritiba - 19 anos, 11 meses e 30 dias; Gabigol, em 2018 pelo Santos - 22 anos, 3 meses e 2 dias; William Pottker, em 2016 pela Ponte Preta - 22 anos, 11 meses e 10 dias; Gabigol, em 2019 pelo Flamengo - 23 anos, 3 meses e 2 dias; Paulinho, em 2023 pelo Atlético-MG - 23 anos, 4 meses e 17 dias.
1476 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Internacional x Palmeiras: onde assistir
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Qual sua opinião? Gustavo Gómez defende Andreas Pereira após atitude em Derby