Atlético-MG e Botafogo têm um encontro marcado com a história. Neste sábado (30), assim que a bola rolar no Monumental, em Buenos Aires, Hulk, Paulinho, Almada, Igor Jesus e demais lutarão para, literalmente, colocar o nome de seus respectivos times no troféu da CONMEBOL Libertadores . É um feito para poucos. Em 64 anos de disputa, o torneio mais importante da América do Sul coroou 23 equipes do Brasil como campeãs, desde o Santos de 1962, liderado por ninguém menos que o Rei Pelé, até o Fluminense de 2023, time de Marcelo, Germán Cano e, claro, Fernando Diniz.
É tanta gente boa e marcante que fica difícil escolher o principal entre tantos vencedores. Mas a ESPN topou o desafio e escalou 11 comentaristas da casa para eleger qual o melhor campeão da Libertadores entre os brasileiros que já ergueram o troféu. Quem foi o eleito? Veja abaixo o "campeão dos campeões" – sem referência ao hino do Corinthians – e qual o critério usado pela reportagem para elencar todos.
Quem tem Pelé... Os comentaristas da ESPN foram desafiados a fazer um top 10 com os times que, de acordo com seus critérios, foram os melhores da história brasileira na Libertadores. A partir daí, atribuiu-se uma nota: o primeiro colocado recebia 10 pontos , o segundo ganhava 9 e assim por diante, até o décimo ser agraciado com 1 ponto. Nem é preciso tanta adivinhação assim para saber que quem tem Pelé leva sempre vantagem.
E foi justamente o caso aqui. O Santos de 1962 foi o time que somou mais pontos (98 dos 110 possíveis) e por isso ganhou a votação de maior campeão brasileiro em toda a história da Libertadores. Liderado pelo Rei, o Peixe foi o primeiro time do Brasil a vencer o torneio, que na época tinha um formato diferente. Eram apenas dez participantes, todos campeões nacionais do ano anterior, mas um deles (o Peñarol ) já tinha vaga nas semifinais.
O Santos passou pela fase de grupos invicto, tirou a Universidad Católica na semifinal e carimbou a faixa uruguaia para sacramentar o título.
Aquele que mais se aproximou do Santos de 1962 foi, na visão dos especialistas da ESPN, o Flamengo de 1981, que fechou a votação com 92 pontos. O time estrelado por Zico e com craques como Leandro, Júnior e Adílio levantou a primeira Libertadores de sua história contra o Cobreloa.
Quem fecha o top 3 é o Santos de 1963, tão brilhante quanto o de 1962, mas que precisou só de quatro partidas para manter o caneco. A seguir, aparecem as duas versões do São Paulo de Telê Santana.
O time de 1992 garantiu 61 pontos na avaliação dos comentaristas da ESPN, contra 59 da equipe de 1993. Ambos os elencos tinham Raí como capitão, camisa 10 e grande figura, mas o primeiro título, nos pênaltis, sobre o Newell's Old Boys de Marcelo Bielsa, foi apontado como o preferido – embora o bi tenha garantido a maior goleada até hoje em uma final (5 a 1 sobre a Universidad Católica, no Morumbi).
Dos 23 times brasileiros que venceram a Libertadores desde 1960, 17 foram citados nas listas dos comentaristas convidados pela ESPN. Além dos citados acima entre os melhores, o ranking montado destaca o Flamengo de 2019, o Cruzeiro de 1976, o Palmeiras de 1999, o Vasco de 1998 e o Grêmio de 1983, que somaram ao menos 20 pontos. Aqueles que tiveram pontuação mais baixa foram o São Paulo de 2005, o Atlético-MG de 2013 e o Palmeiras de 2020. Apenas seis não ganharam nem um voto.
1125 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas