Dudu e Palmeiras acertaram oficialmente o fim de seu casamento, que começou em 15 de janeiro de 2015, na quinta-feira 12 de dezembro de 2024. Foi a notícia, a bomba do dia no esporte. E não é para menos. O atacante é, como está no comunicado alviverde , “um dos símbolos da era vencedora que temos vivenciado ao longo dos últimos anos.” E se tem algo que atesta isto, para além dos títulos, é a ‘revolução’ que o atacante ajudou o clube a fazer no Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha.
Até 2014, pré-Dudu, eram 45 edições da maior e mais importante e tradicional premiação do futebol brasileiro, e o time paulista tinha 37 troféus, o que lhe dava apenas a oitava posição no ranking histórico da honraria. O São Paulo liderava com 63 e o Internacional era o segundo, com 48. A partir de 2015, com Dudu, isto mudou radicalmente. Tudo bem que o primeiro ano do atleta no clube acabou sem troféu Bola de Prata, que premia os melhores do Campeonato Brasileiro , que teve como campeão o rival Corinthians.
Mas a temporada terminou já com o título da Copa do Brasil. Não era pouco e anunciava o que estava por vir. Veio 2016, e com ele começou o show do atleta e do Palmeiras no prêmio. Campeão do Brasileiro, a agremiação dominou a seleção da disputa com seis dos 11 atletas: Jailson (goleiro), Jean (lateral-direito), Tchê Tchê (meio-campista), Moisés (meio-campista), Dudu (atacante) e Gabriel Jesus (atacante), que ainda ficou com a Bola de Ouro (melhor jogador da competição). Cuca também foi eleito o melhor técnico.
Em 2017, Dudu foi de novo escolhido como um dos dois melhores atacantes do Brasileiro (o outro foi Jô, do campeão Corinthians). Em 2018, novos título e show alviverdes: foram quatro jogadores na seleção (Weverton, goleiro, Mayke, lateral-direito, Bruno Henrique, meio-campista, e Dudu), e o atacante ainda levou a Bola de Ouro, que indica o melhor atleta da disputa. Felipão foi o técnico agraciado com o troféu da categoria.
Em três anos, o clube acumulara 15 honrarias do Bola de Prata. Dudu ainda levou o prêmio de melhor atacante em 2019 e 2022. Com seis ao todo, já contando a Bola de Ouro, ele tornou-se o segundo jogador com mais troféus da premiação, ao lado de Gabriel Barbosa (Gabigol), Júnior, ídolo do Flamengo, Renato Gaúcho e Túlio Maravilha – os recordistas são Zico e Rogério Ceni, cada um com nove.
Liderança geral e rivais comendo poeira Na ‘era Dudu’, o Palmeiras saiu de 37 para incríveis 78 troféus de Bola de Prata, ou seja, o clube levou mais honrarias do prêmio em nove anos (2016 a 2024) que nos 46 anteriores. E com este desempenho absurdo, o clube desbancou, um a um e nesta ordem, Vasco, Flamengo, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional e São Paulo e assumiu a liderança geral da premiação.
Mais do que tomar a ponta, o Palmeiras abriu vantagem de sobra e atualmente tem dez troféus a mais que o segundo colocado, o Atlético-MG. Em 2024, na festa realizada na última segunda-feira (9), em São Paulo, a agremiação ficou com três prêmios: Gustavo Gómez, como um dos dois melhores zagueiros, e Estêvão, que levou como um dos dois melhores atacantes (o outro foi Luiz Henrique, do campeão Botafogo) e Bola de Ouro.
Sozinho, Dudu responde por 14,6% dos troféus ganhos pelo Palmeiras no Bola de Prata de 2016 a 2024 – Gustavo Gómez, com quatro, vem a seguir com 9,75%. Não é à toa que o atacante tem seu espaço no coração de cada torcedor alviverde.
Top 8 Bola de Prata ‘pré-Dudu’ no Palmeiras São Paulo, 63 troféus Internacional, 48 troféus Atlético-MG, 46 troféus Cruzeiro e Santos, 44 troféus cada Corinthians, 41 troféus Flamengo, 40 troféus Vasco, 39 troféus Palmeiras, 37 troféus
Top 8 Bola de Prata ‘com Dudu’ no Palmeiras Palmeiras, 78 troféus Atlético-MG, 68 troféus ão Paulo, 67 troféus Flamengo, 63 troféus Corinthians, 57 troféus - Internacional, 54 troféus - Santos, 50 troféus Cruzeiro, 46 troféus
2025 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Internacional x Palmeiras: onde assistir
E agora, na era de Leila Pereira, a era do "ruim e caro", corremos o risco de perder tudo o que foi construção nessa década. Uma presidenta que entende muito de investimentos e nada de futebol, aliada a um diretor "come e dorme" que não usa nem o whatszap pra se comunicar, como pode isso? Esse é o retrato do Palmeiras hoje. Não conseguimos negociar com ninguém. Perdemos todas negociações por falta de competência e agressividade.