Botafogo identificou e puniu um torcedor que fez um gesto racista contra a torcida do Palmeiras durante um jogo. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou dois torcedores do Botafogo pelo crime de racismo. O caso ocorreu em agosto, durante o duelo com o Palmeiras, no Nilton Santos, em jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores.
Segundo a denúncia, os acusados praticaram "atos discriminatórios contra torcedores da equipe adversária, comparando-os a macacos, tanto por palavras quanto por gestos". O gesto racista praticado pelo alvinegro foi flagrado pelo jornalista Tossiro Neto. De acordo com a peça acusatória, um dos denunciados proferiu repetidas vezes a palavra "macaco". O outro, além de esfregar o dedo indicador no próprio antebraço em alusão à cor da pele das vítimas, simulou movimentos característicos de um macaco.
Para o promotor de Justiça Alexandre Themístocles, as ações evidenciam uma intenção deliberada de animalizar pessoas negras. "A repetição dos insultos reforçou uma dinâmica social de subalternidade imposta aos negros. Além de expressar preconceito e discriminação, as ofensas buscaram recriar uma realidade de inferiorização, deslegitimando a presença das vítimas em espaços esportivos abertos ao público".
O Botafogo, em nota oficial publicada à época, informou punições ao torcedor. O clube apontou ter identificado e excluído o homem de seu quadro social e dos jogos no Nilton Santos. Ele era funcionário da prefeitura de Maricá (RJ) e foi demitido após o episódio.
O caso também gerou denúncia à Conmebol, na ocasião. No documento, constava também uma denúncia feita pelo Palmeiras. O manifesto foi assinado por Henry Mendes, oficial de segurança do clube paulista.
756 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Qual sua opinião? Gustavo Gómez defende Andreas Pereira após atitude em Derby
Oque esses times fazem contra o Palmeiras não vejo notícias. vão TNCU. v
A campanha Deyverson de volta começou m