Nesta terça-feira (21), no Estádio da Luz, em Lisboa, Benfica e Barcelona se enfrentam pela penúltima rodada da fase de liga da Champions League. Enquanto os portugueses tentam uma melhor posição na classificação, o Barça pode até se garantir antecipadamente nas oitavas. Para além do histórico entre os dois gigantes no continente, a relação entre os clubes no mercado da bola, que volta a esquentar em janeiro na Europa, também chama atenção – só que muito mais pelos negócios que deram errado. Nas últimas duas décadas e meia, Benfica e Barcelona protagonizaram alguns dos chamados "flops" na janela de transferência. Ou seja, contratações que não deixaram muitas saudades em nenhuma das equipes.
Alguns desses são brasileiros. O primeiro da lista é Keirrison. Depois de se destacar no Brasil por Coritiba e Palmeiras, o centroavante foi comprado pelo Barcelona em 2009 por 15 milhões de euros (mais de R$ 40 milhões), cifra elevada para a época. Mas sequer atuou pelo clube catalão, que o emprestou uma série de vezes. O primeiro destino foi o Benfica. Na capital portuguesa o brasileiro também não deixou saudades no time comandado por Jorge Jesus. Foram apenas sete jogos, sendo dois como titular, e nenhum gol ou assistência registrada pela joia. Keirrison sequer terminou a temporada no Benfica, pois foi cedido à Fiorentina.
Quase uma década depois, Barcelona e Benfica fizeram negócios entre si que também não deram certo. E envolvendo dois laterais-direitos. Em 2017, enquanto Nélson Semedo foi vendido aos catalães por 30 milhões de euros (R$ 108 milhões), Douglas, ex-São Paulo, foi emprestado aos Encarnados. Semedo até teve um bom início no Barça, onde desembarcou com status de titular. O português também conquistou títulos, incluindo o bicampeonato de LALIGA (2017/18 e 2018/19), mas logo em seguida perdeu o prestígio e foi negociado pelo mesmo valor com o Wolverhampton, onde segue até hoje.
Douglas, por sua vez, tinha feito somente oito jogos pelo Barcelona – e com um título de Champions no currículo – antes de ser emprestado ao futebol português. E no Benfica também teve poucas chances: foram apenas 11 jogos, e o brasileiro foi devolvido aos catalães ao final do contrato, rumando para o Sivasspor, em novo empréstimo.
Outro jogador que não deixou saudades na Luz foi o zagueiro Jean-Clair Todibo. Considerado uma promessa do futebol francês, o defensor foi contratado pelo Barcelona junto ao Toulouse quando tinha apenas 19 anos. E depois de apenas cinco jogos em duas temporadas, foi cedido ao Schalke 04. Depois de pouco jogar na Alemanha, o francês foi para o Benfica, mas não caiu nas graças de Jorge Jesus e atuou em apenas dois jogos. A passagem de Todibo durou menos de um mês, e o zagueiro foi emprestado em seguida ao Nice.
Atualmente ele está no West Ham, da Premier League. Nem todos foram um 'fracasso'... Apesar de a maioria das negociações entre catalães e portugueses não terem dado o esperado retorno, também há alguns casos de sucesso. E todos para o lado do Benfica.
Revelado na base do arquirrival Sporting, o meia-atacante Simão Sabrosa foi contratado pelo Barça em 1999, mas dois anos depois estava de volta a Portugal, agora para defender o lado encarnado. E no Benfica o jogador se tornou um ídolo da torcida, conquistando títulos e acumulando convocações para a seleção portuguesa ao lado de Cristiano Ronaldo. Em 2007, voltou para a Espanha, mas para jogar no Atlético de Madrid.
O Benfica ainda teve sucesso com dois espanhóis que vieram de Barcelona. O primeiro foi o atacante Nolito, em 2011, que só tinha feito cinco jogos na equipe principal do Barça, chegou em definitivo à Luz. A passagem por Portugal alavancou a sua carreira e, mais tarde, foi contratado até pelo Manchester City de Pep Guardiola. Hoje está aposentado.
O caso mais recente, e talvez o mais bem-sucedido, foi o do lateral-esquerdo Alejandro Grimaldo. O espanhol foi contratado pelo Benfica junto ao Barcelona B e fez parte de um dos períodos mais vitoriosos dos Encarnados. Foram 9 títulos conquistados pelo clube, incluindo o tetra do Campeonato Português. Em 2023, foi vendido ao Bayer Leverkusen, onde também já levantou canecos sob o comando de Xabi Alonso, incluindo a Bundesliga da temporada 2023/24 de maneira invicta.
Em 2024, Grimaldo ainda foi campeão da Eurocopa com a Espanha.
2526 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


REFORÇO DE PESO! Palmeiras acerta a contratação de joia da base de clube do exterior
Mais reforços a caminho? Palmeiras aproveita fim da janela europeia para buscar zagueiro
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Qual sua opinião? Gustavo Gómez defende Andreas Pereira após atitude em Derby
e o Kiko.....