O Palmeiras/Meltex conquistou um grande feito no início da noite desta sexta-feira (23/01) e venceu o time de melhor campanha da temporada 2014/2015 do NBB. Com um terceiro quarto arrasador e grande atuação do ala Diego, o time alviverde virou para cima do Winner/Limeira e impôs a segunda derrota aos líderes da sétima edição do maior campeonato de basquete do país, pelo placar de 79 a 69.
Depois de fechar o primeiro tempo em desvantagem (39 a 32), o Palmeiras voltou dos vestiários com tudo e, depois de vencer o terceiro quarto por incríveis 28 a 16, assumiu a ponta do placar. No último período, a equipe dirigida pelo técnico Régis Marrelli conseguiu controlar os limeirenses e confirmou a vitória com certa folga nos minutos finais.
Com a expressiva vitória, o Palmeiras segue na oitava posição da tabela de classificação, agora com nove resultados positivos em 17 jogos. Apesar da derrota, Limeira segue na primeira colocação com uma campanha de 16 triunfos em 18 partidas disputadas.
Limeira atuou desfalcado de quatro importantes jogadores. Além de Nezinho e Hayes, que ainda com lesões na coxa e no tornozelo, respectivamente, seguem de fora, o técnico Dedé Barbosa não pôde contar com Ronald Ramon, que sentiu uma lesão na virilha, e Teichmann, que sofreu um afundamento na face no duelo contra o Pinheiros.
“Não soubemos fechar o jogo. Não podemos usar os desfalques como desculpa. Limeira entrou para ganhar, assim como sempre, mas não tivemos fôlego para fechar o jogo. O Palmeiras teve muito mérito também. Eles melhoraram muito a defesa no segundo tempo e passaram a nos tirar da zona de conforto”, lamentou o comandante limeirense Dedé Barbosa.
O grande personagem da expressiva vitória palmeirense foi o ala Diego. Em sua melhor atuação na temporada, o jogador apresentou um alto aproveitamento nos arremessos e foi o cestinha do jogo, com 25 pontos, sendo 15 deles no segundo tempo. Junto do camisa 5 outro atleta fundamental para o êxito do clube da capital paulista foi o ala/pivô Douglas Nunes, responsável por 11 pontos no terceiro quarto e 16 no total.
“Eles atuaram bastante desfalcados e soubemos aproveitar isso. Foi uma vitória de grande valor para nós, já que são poucos times que vão vencê-los. Limeira, na minha visão, é time que melhor está jogando dentro da competição e conseguimos um grande resultado”, disse Diego.
“Nossa defesa foi muito importante. Voltamos mais agressivos para o terceiro quarto e isso nos deu liberdade para atacar com mais tranquilidade. Corremos em cima deles durante todo o terceiro quarto e por isso viramos o jogo. O Palmeiras está de parabéns pela atuação de hoje”, completou o cestinha da partida.
Por conta da punição sofrida pelo Palmeiras decorrente da confusão após o duelo contra o Minas, a partida desta sexta-feira foi realizado com portões fechados. Além disso, o clube alviverde aproveitou para fazer alguns ajustes em seu ginásio e mandou seu jogo novamente no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, casa do Pinheiros/SKY.
O jogo
O começo do jogo foi completamente favorável aos limeirenses. Aplicando uma defesa por zona muito bem ajustada e com boas movimentações no garrafão, a equipe do interior paulista rapidamente despontou na ponta do placar (6 a 2). Com duas bolas de três pontos seguidas, o Palmeiras chegou até a virar o jogo (8 a 6), mas o primeiro quarto foi mesmo dos líderes do NBB 7.
Nas mãos de Jackson e Dalla, que ainda sofreu falta no ato do arremesso, Limeira “deu o troco”, também converteu dois tiros longos seguidos e voltou a ficar em vantagem (15 a 8). Na sequência, com rápidos contra-ataques e mais uma bola de três pontos certeira de Dalla, a vantagem dos comandados do técnico Dedé Barbosa chegou a nove pontos (20 a 11). No final da parcial, o Palmeiras encaixou duas boas jogadas e cortou a diferença no placar para cinco pontos (20 a 15).
Para se manter tranquilo em vantagem durante todo o segundo quarto, Limeira contou com a mão certeira de Jackson. Praticamente impecável nos arremessos – o jogador errou pela primeira vez na parcial apenas no último lance -, o norte-americano marcou 11 pontos, com direito a três tiros certeiros de três pontos, e comandou a produção ofensiva da equipe. Do outro lado, Diego tratou de chamar a responsabilidade e, com sete pontos, liderou o ataque palmeirense. Desta maneira, depois de nova vitória parcial dos limeirenses, desta vez por 19 a 17, as equipes fecharam a primeira metade do duelo separadas por sete pontos: 39 a 32 a favor dos representantes do interior paulista.
O Palmeiras voltou dos vestiários inspirado, graças ao desempenho da dupla Douglas Nunes e Diego. Juntos, os dois jogadores marcaram 19 pontos no terceiro quarto – 11 do ala/pivô (3/4 nos arremessos de três pontos) e oito do ala – e tiveram fundamental participação para a virada do clube de Palestra Itália. Além do desempenho acima da média dos dois atletas, o time alviverde também teve uma visível melhora defensiva e passou a dificultar a vida dos rivais.
Imprimindo um ritmo intenso desde o começo do período, o time dirigido pelo técnico Régis Marrelli não demorou a assumir a ponta do placar. Depois de uma bela bandeja de Diego, a equipe mandante ficou em vantagem (44 a 43). A partir de então o jogo ficou bastante dinâmico. Com destaque para bons lances de Deryk, Limeira fez jogo duro e até chegou a recuperar a liderança. Mas o esquadrão palmeirense não se intimidou e seguiu atuando em ótimo nível. Então, depois de vencer o terceiro quarto por expressivos 28 a 16, o Palmeiras chegou para os dez minutos finais de jogo com cinco pontos de frente: 60 a 55.
O início do ultimo quarto foi bastante truncado e as duas equipes ficaram mais de três minutos sem pontuar. Depois do momento ruim, o Palmeiras contou com boas jogadas de Diego e Toloy e estendeu su vantagem para oito pontos (65 a 57). Com uma sequência de lances livres de Jackson e uma boa jogada de cesta seguida de falta de Dú Sommer, Limeira freou a arrancada dos rivais e cortou a diferença no placar para três pontos (66 a 63) com pouco menos de quatro minutos para o fim.
Para segurar a ponta do placar e confirmar a importante vitória sobre o líder da competição, o Palmeiras contou com o poder de decisão de Diego. Com duas belas jogadas individuais, o experiente jogador marcou cinco pontos seguidos e deixou a equipe alviverde com oito pontos de vantagem (73 a 65). Sem muito tempo para reagir, Limeira nada pôde fazer para impedir que os rivais aumentassem ainda mais a diferença no placar antes do término da partida.
Depois de somar sua terceira vitória seguida, Palmeiras voltará a atuar como mandante na sequência do campeonato. Na próxima terça-feira, a equipe receberá o Mogi das Cruzes/Helbor, novamente no ginásio do Pinheiros. Por sua vez, Limeira terá um tempo maior de descanso e só voltará à quadra na próxima sexta-feira, em casa, para encarar a Liga Sorocabana.
5088 visitas - Fonte: LanceNet!