O Palmeiras está passando por uma reformulação em seu elenco para a temporada 2025, e duas das movimentações mais recentes envolvem as saídas de Rômulo e Atuesta. Rômulo, contratado em fevereiro do ano passado, será emprestado por uma temporada ao Ceará, que arcará com os vencimentos do atleta. Já Atuesta, o meia colombiano, irá rescindir o contrato com o Palmeiras, que era válido até dezembro de 2026, e acertar com o Orlando City, dos Estados Unidos. A diretoria alviverde considera que a saída do jogador representará uma economia significativa, já que ele abrirá mão de parte dos salários. O clube ainda manterá um percentual dos direitos econômicos.
O técnico Abel Ferreira tem sido o responsável por traçar o planejamento do time, e no início do ano afirmou que usaria o Campeonato Paulista como um período de testes para avaliar o elenco, além de possíveis chegadas e saídas. Ele destacou a importância dessa fase de ajustes: "O futebol é assim, estou contente com a dinâmica e intensidade da equipe. Para mim, o Paulista este ano será para eu fazer o melhor para a equipe, as experiências. É continuar a afinar a máquina e gostei muito do jogo".
No último jogo, Piquerez, que retornou de lesão no joelho, foi titular pela primeira vez e se destacou, saindo na frente na disputa pela titularidade na lateral esquerda para a sequência da temporada. Com isso, Vanderlan, cria da base, e Caio Paulista, brigam pela outra vaga. Segundo Abel Ferreira, a comissão técnica utilizará o campeonato estadual para definir os dois escolhidos para o setor: "Estamos esperando o Piquerez voltar para nos ajudar, porque vai ajudar seguramente. E depois escolher dois laterais entre os três que nós temos".

Além disso, o Palmeiras já oficializou as contratações dos atacantes Paulinho e Facundo Torres, além do volante Emiliano Martínez. O trio já foi registrado na lista A do clube para o Paulistão. No entanto, apenas o atacante uruguaio, titular no clássico contra o Corinthians, já estreou com a camisa alviverde.