Mauricio, um dos destaques do Palmeiras na temporada, sofreu uma luxação no ombro direito nos primeiros minutos do clássico contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista. O meia, que já havia marcado cinco gols e dado uma assistência em oito jogos, vai precisar fazer uma cirurgia e agora enfrenta um período de recuperação que pode afastá-lo dos gramados por até quatro meses.

Segundo Marco Antonio de Araújo, fisioterapeuta, especializado em fisioterapia esportiva e sócio fundador da SONAFE (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva), a lesão ocorre devido à instabilidade natural do ombro. "O ombro é uma articulação muito móvel, mas em compensação ela é muito instável, o que a torna mais vulnerável para sofrer esse tipo de lesão", explicou o especialista.
Diante da gravidade do caso, Mauricio precisará passar por cirurgia, um procedimento comum em lesões desse tipo. "É uma lesão realmente preocupante", afirmou Araújo. O tempo de recuperação varia conforme a técnica cirúrgica adotada, podendo durar entre dois a quatro meses.
O tratamento vai precisar ser cirúrgico, que demanda um tempo de recuperação relativamente longo, em comparação com outras lesões menos graves, destacou Araújo, que é sócio-proprietário da clínica Arthphysio. Nas primeiras semanas após a cirurgia, o foco será na proteção da articulação, com uso de tipoia por um período de duas a seis semanas.
O afastamento impacta diretamente o desempenho do jogador. "Só o fato dele ficar afastado dos campos por três a quatro meses já traz um impacto muito grande na capacidade e na condição física de qualquer atleta de alto rendimento", analisou o fisioterapeuta.
Mauricio passará por um processo que envolve fisioterapia e fortalecimento muscular progressivo até que recupere a confiança no ombro lesionado. "À medida que o tempo passa e os movimentos do ombro são liberados, ele já pode começar a intensificar os treinos cardiovasculares, corridas mais intensas, e a musculação aos poucos vai sendo inserida no programa de treino", explicou Araújo.
A expectativa é que o meia volte às competições em dois a três meses, caso a recuperação ocorra conforme o esperado. "Só aí o processo de recuperação, fisioterapia e progressivamente voltando aos treinos", finalizou. A torcida do Verdão agora aguarda ansiosamente pelo retorno de Mauricio, esperando que ele possa recuperar sua melhor forma e continuar sendo um dos destaques da equipe na temporada.
parabéns aos envolvidos no empréstimo do Rômulo, agora o veiga nem reserva tem