Nesta quinta-feira (20), o Palmeiras recebe o Botafogo-SP , no Allianz Parque, em duelo pela 11ª rodada do Campeonato Paulista . Na partida, o Verdão vai usar pela segunda vez seu novo sistema de irrigação, inaugurado no último domingo (16), no empate por 0 a 0 com o São Paulo , também pelo torneio estadual.
O clube paulista trocou os antigos aspersores, que ficavam no meio do campo, por seis "canhões" ultrapotentes, que ficam à beira do gramado e disparam jatos que cobrem toda a extensão do estádio. O novo sistema é ligado em dois momentos: antes do jogo começar e no intervalo, molhando o gramado sintético da arena por cerca de 10 minutos com cerca de 70 mil litros de água de reuso.
Segundo Alessandro Oliveira, presidente da SoccerGrass , que cuida do campo do Allianz Parque, os canhões ajudam também na redução da temperatura do campo. "Os canhões dão um 'tiro' de água com certa altura, já quebrando as moléculas de temperatura alta. A água cai como se fosse um véu de vapores e 'pousa' no gramado. Isso ajuda a refrigerar, trazendo a temperatura para baixo e mantendo a superfície molhada por um tempo maior, o que ajuda na performance dos jogadores", explicou.
"A grama natural, quando molhada, segura melhor a água, enquanto a sintética costuma secar um pouco mais rápido. Com esse novo sistema, porém, a grama é mantida molhada por mais tempo e com temperatura reduzida. O canhão ajuda a quebrar as moléculas quentes, então isso ajuda a demorar para esquentar de novo, deixando também a temperatura ambiente mais agradável", acrescentou.
De acordo com Oliveira, os "canhões" foram aprovados com louvor no primeiro teste, realizado no último fim de semana. "Gostaram muito da eficiência e de todos os resultados. O pessoal está bem satisfeito", exaltou. Ainda segundo o presidente da empresa, o sistema não trouxe custos extras para o Allianz Parque e já despertou interesse de outras agremiações.
"Estamos fazendo o gramado da Arena Condá, em Chapecó, e vamos instalar esse mesmo sistema do Allianz. É um padrão que a SoccerGrass recomenda aos clientes, e aí cada um toma a decisão. Se quiserem o aspersos convencional, nós fazemos também, mas alertando que não vai ser tão eficiente quanto o canhão", argumentou.
A companhia ainda está desenvolvendo a estrutura de 12 CTs espalhados pelo país com recursos doados à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) do Legado da Copa do Mundo 2014. Todos eles utilizarão o sistema de irrigação com "canhões", como na casa do Palmeiras.
Próximos jogos do Palmeiras: Botafogo-SP (C) - 20/02, 19h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista Mirassol (F) - 23/02, 18h30 (de Brasília) - Campeonato Paulista
1146 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Qual sua opinião? Gustavo Gómez defende Andreas Pereira após atitude em Derby
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro