O Palmeiras ainda pode contar com Vitor Roque nesta janela de transferências, que fecha na sexta-feira, mas destravar o negócio depende de uma negociação complexa entre Barcelona, Real Betis e La Liga - entidade que gere o futebol espanhol e vetou a operação na última segunda-feira. O Verdão havia chegado a um acordo com o Barcelona para adquirir o atacante em definitivo, com um contrato de cinco anos.
A formatação previa encerrar o empréstimo ao Real Betis, inicialmente acertado até o meio do ano, e Roque seria registrado pelo clube catalão para efeitos burocráticos antes de ser transferido ao Verdão. A La Liga, porém, vetou essa movimentação. No entendimento da entidade, ele precisaria ser devolvido ao Barcelona com a janela da Espanha aberta para concretizar a rescisão de contrato, e ela está fechada. Então haveria um descumprimento do Artigo 159.2 do regulamento da Federação Espanhola, que trata da transferência de jogadores.
Procurada pela reportagem, a La Liga afirmou que por enquanto não irá comentar o assunto. Os clubes, por outro lado, se apoiaram no regulamento da Fifa para dar andamento à negociação. A entidade permite o movimento desde que a janela do país para o qual o atleta vai se transferir esteja aberta - neste caso, a do Brasil. Chama a medida de "Technical Registration", um "registro técnico" para efeitos burocráticos, quando o jogador não será utilizado pelo clube (o Barcelona), apenas registra-se a rescisão para finalizar a venda. É a partir deste regulamento que o Barcelona pode tentar convencer a La Liga.
A esperança de que esse movimento seja efetivo, porém, não é grande. Toda a burocracia precisaria ser resolvida até a sexta-feira, data limite para inscrições de jogadores na janela do Brasil. Mesmo com o desejo do Barcelona em sacramentar a venda, a La Liga precisaria ceder, e isso não é das tarefas mais fáceis devido ao episódio recente envolvendo a inscrição de Dani Olmo, por causa do fair play financeiro. Foi contratado do RB Leipzig por R$ 340 milhões na cotação da época e impedido de atuar após a entidade entender que o Barça não havia cumprido as regras financeiras.
Uma das alternativas discutidas ao longo do processo por Roque, aliás, era de realizar a operação por meio de um empréstimo através do Betis, mas por questões legais o clube de Sevilha não pode reemprestá-lo ao Verdão. No momento, o Palmeiras não tem indicativo de uma movimentação do Barcelona neste sentido, mas não descarta a contratação por completo. Observa a questão e, caso se mantenha a posição da La Liga até o fim da semana, ainda vê Roque como uma possibilidade para a janela de transferências do Mundial - entre 2 e 10 de junho.
É o nome que o clube se propôs a investir para a camisa 9 e não pretende desistir da contratação. Entende, porém, que se trataria de um cenário diferente do atual, sem mais o Real Betis envolvido no processo e com possíveis novos termos na negociação. Neste momento, o clube não tem um plano B para a posição e aguarda a recuperação de Paulinho, que pode atuar como centroavante.
4182 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Qual sua opinião? Gustavo Gómez defende Andreas Pereira após atitude em Derby
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta