Bastidores: Palmeiras Contrata Vitor Roque com Ajuda Jurídica e Vantagem sobre La Liga

1/3/2025 13:16

Bastidores: Palmeiras Contrata Vitor Roque com Ajuda Jurídica e Vantagem sobre La Liga

Bastidores: Palmeiras Contrata Vitor Roque com Ajuda Jurídica e Vantagem sobre La Liga

A contratação de Vitor Roque pelo Palmeiras, anunciada nesta sexta-feira, teve diversos contornos e correu sério risco de melar. A entrada de oito advogados, parte do clube e parte contratada para trabalhar na Espanha, fez o negócio ter um desfecho feliz. Todas as partes envolvidas já tinham se acertado sobre a transferência desde a semana passada, mas uma questão envolvendo La Liga (entidade que comanda o futebol espanhol) travou todo o processo e quase impediu a chegada de Vitor Roque.

Um artigo do regulamento de La Liga impedia que um jogador emprestado retornasse ao seu clube de origem com a janela de transferências da Espanha fechada. Para se tornar jogador do Palmeiras, Vitor Roque teria que ter seu contrato rescindido com o Betis, retornar ao Barcelona e aí sim ser vendido ao Verdão. Essa manobra não é permitida pelas regras da liga espanhola.

Na última segunda-feira, então, a entidade avisou Palmeiras e Barcelona que o negócio não poderia se concretizar. Foi neste momento que o clube alviverde acionou seus advogados e contratou uma empresa especializada na Espanha. Com oito advogados à frente, começou uma série de trocas de e-mails e pedidos. A principal defesa foi uma resolução da Fifa, que diz que um jogador só pode ser registrado com o propósito de atuar - e esses registros precisam ser dentro das janelas -, mas admite uma exceção: o chamado "Technical Transfer", ou registro técnico, que acontece para efeitos burocráticos.

Em um e-mail enviado por um dos advogados do time jurídico do Palmeiras, na terça-feira, ao diretor diretor jurídico do Barcelona, havia a sugestão de uma rescisão unilateral. Nele já havia um planejamento de contrato, o que evitaria toda a burocracia e disputa. – Como consequência da negativa da La Liga a aplicar o regulamento da Fifa nesta transação, nos encontramos em uma situação que impede o jogador de trabalhar pelos próximos quatro meses devido a uma burocracia do regime interno de registros… – dizia parte do e-mail ao qual o ge teve acesso.

No dia seguinte, a Federação Espanhola mudou a postura e admitiu até mesmo a mudança de sua própria regra em casos futuros. Em um longo e-mail, o diretor jurídico da Federação Espanhola, Jordi Aparisi Segui, reconheceu as nuances de interpretação do regulamento, sugeriu revisão do artigo de transferências como a de Vitor Roque e deu sinal verde para o negócio ser fechado. O atacante assinou o contrato nesta sexta-feira, último dia da janela do Brasil, foi anunciado e já está regularizado nos registros da CBF.


912 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade