A contratação de Vitor Roque pelo Palmeiras, anunciada nesta sexta-feira, teve diversos contornos e correu sério risco de melar. A entrada de oito advogados, parte do clube e parte contratada para trabalhar na Espanha, fez o negócio ter um desfecho feliz. Todas as partes envolvidas já tinham se acertado sobre a transferência desde a semana passada, mas uma questão envolvendo La Liga (entidade que comanda o futebol espanhol) travou todo o processo e quase impediu a chegada de Vitor Roque.
Um artigo do regulamento de La Liga impedia que um jogador emprestado retornasse ao seu clube de origem com a janela de transferências da Espanha fechada. Para se tornar jogador do Palmeiras, Vitor Roque teria que ter seu contrato rescindido com o Betis, retornar ao Barcelona e aí sim ser vendido ao Verdão. Essa manobra não é permitida pelas regras da liga espanhola.
Na última segunda-feira, então, a entidade avisou Palmeiras e Barcelona que o negócio não poderia se concretizar. Foi neste momento que o clube alviverde acionou seus advogados e contratou uma empresa especializada na Espanha. Com oito advogados à frente, começou uma série de trocas de e-mails e pedidos. A principal defesa foi uma resolução da Fifa, que diz que um jogador só pode ser registrado com o propósito de atuar - e esses registros precisam ser dentro das janelas -, mas admite uma exceção: o chamado "Technical Transfer", ou registro técnico, que acontece para efeitos burocráticos.
Em um e-mail enviado por um dos advogados do time jurídico do Palmeiras, na terça-feira, ao diretor diretor jurídico do Barcelona, havia a sugestão de uma rescisão unilateral. Nele já havia um planejamento de contrato, o que evitaria toda a burocracia e disputa. – Como consequência da negativa da La Liga a aplicar o regulamento da Fifa nesta transação, nos encontramos em uma situação que impede o jogador de trabalhar pelos próximos quatro meses devido a uma burocracia do regime interno de registros… – dizia parte do e-mail ao qual o ge teve acesso.
No dia seguinte, a Federação Espanhola mudou a postura e admitiu até mesmo a mudança de sua própria regra em casos futuros. Em um longo e-mail, o diretor jurídico da Federação Espanhola, Jordi Aparisi Segui, reconheceu as nuances de interpretação do regulamento, sugeriu revisão do artigo de transferências como a de Vitor Roque e deu sinal verde para o negócio ser fechado. O atacante assinou o contrato nesta sexta-feira, último dia da janela do Brasil, foi anunciado e já está regularizado nos registros da CBF.
912 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro