Donos das duas melhores campanhas entre as equipes na semifinal do Paulistão, Corinthians e Palmeiras têm a vantagem de fazer o jogo único e decisivo como mandantes. No próximo domingo e segunda-feira, os clássicos entre os quatro maiores do estado serão disputados na Neo Química Arena e no Allianz Parque, mas os dois times visitantes também poderão "tirar uma vantagem" financeira na partida. Isso porque uma regra imposta pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e acatada pelos clubes participantes no regulamento é a divisão das rendas nas partidas da semifinal do campeonato. De acordo com o texto oficial da competição, as equipes que mandam as partidas em casa precisam dividir a arrecadação do estádio com o time adversário. Palmeiras e Corinthians tentam chegar à final do Paulistão.
A decisão surge em um contexto que leva em consideração o formato de disputa do estadual. Na primeira fase, os rivais jogam contra todos os times, menos os outros três que compõem o seu próprio grupo. Na sequência as quartas de final acontecem entre esses dois times que ainda não se enfrentaram em jogo único. Ao avançar, o time de melhor campanha somando os pontos da fase de grupo e o resultado das quartas de final joga diante de sua torcida a semifinal. Por isso, vale ressaltar que nestas partidas apenas torcedores do Palmeiras poderão ir ao estádio contra o São Paulo, enquanto só corintianos estarão na Neo Química Arena para assistir o clássico contra o Santos.
Visando equilibrar o lado financeiro da disputa, o acordo da FPF com os clubes é que a divisão da renda do estádio seja feita 50 a 50% entre as equipes, independente do estádio onde o jogo seja realizado e da capacidade da arena. O valor é dividido igualmente após o abatimento das despesas do jogo. Ou seja, o valor subtraído não é levado em consideração como parte dessa renda. O São Paulo terá direito a 50% da renda do Allianz Parque.
Para as semifinais, a tendência é que os estádios estejam praticamente lotados. Enquanto o Corinthians vive sua grande fase e tem uma motivação extra para tentar eliminar o craque Neymar, junto com o Santos, o Palmeiras também tem seus motivos para lotar o Allianz na segunda-feira (10). Após realizar seu primeiro treinamento na Academia nesta quarta, o atacante Vitor Roque pode pintar entre os relacionados por Abel Ferreira no Choque-Rei e, quem sabe, fazer sua estreia pelo alviverde. Por enquanto não há confirmação sobre sua participação.
Em 2025, Corinthians e Palmeiras estão entre os cinco clubes que mais levaram torcedores do estádio. O levantamento do "Uol", feito logo antes da semifinal, mostra o alvinegro liderando a lista de média de público em pouco mais de 43 mil pessoas. O Palmeiras também surge com destaque, com 27 mil espectadores a cada partida do campeonato estadual. Neymar lidera o Santos em busca do título estadual que não acontece há uma década.
Os times vivem uma grande expectativa pela classificação. O Palmeiras quer o tetracampeonato e chegar em sua sexta final nos últimos seis anos de disputa da competição. O São Paulo não vence desde 2021, quando bateu o próprio alviverde na final. O Corinthians quer voltar a erguer a taça e não disputa a decisão desde 2019 e tem o reforço do elenco com jogadores de destaque para chegar lá. Do outro lado, Neymar lidera o Santos na missão de jogar a final pela segunda vez seguida e tentar vencer depois uma década do último caneco.
3291 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro