A Conmebol e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciaram sobre o caso de racismo contra jogadores do Palmeiras nesta quinta-feira, no Paraguai. Atletas do Verdão foram vitimas de gestos racistas por parte de torcedores do Cerro Porteño durante jogo da Libertadores sub-20, no Estádio Gunther Vogel, em Assunção, no Paraguai.
A CBF repudiou as ações e disse que "acionou a Diretoria Jurídica e fará uma representação à Conmebol cobrando rigor nas punições". De acordo com a entidade, o protesto será feito ao presidente Alejandro Dominguez e à Comissão Disciplinar da entidade que comanda o futebol na América do Sul. "É chocante assistir cenas como essas. Racismo é crime e deve ser combatido por todos. Sei do tamanho da dor sofrida pelo Luighi. Basta de racistas no futebol.
A CBF vai representar na Conmebol pedindo punições enérgicas", disse o presidente Ednaldo Rodrigues. Responsável pela organização da Libertadores, a Conmebol prometeu medidas disciplinares e disse que avalia outras ações para punir os responsáveis. "A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área", prometeu a entidade. O meio-campista Figueiredo e o atacante Luighi foram os alvos dos ataques.
O primeiro deixava o gramado para ser substituído quando viu um torcedor, com criança no colo, dirigir-se a ele e fazer gestos imitando macaco. Luighi passou pelo local e também foi vítima dos gestos e ainda recebeu cusparadas. A CONMEBOL rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área. La CONMEBOL rechaza tajantemente cualquier acto de racismo…
O atacante tentou alertar o árbitro da partida, que apenas paralisou o jogo momentaneamente para desfazer a aglomeração na parte lateral do gramado. Pouco depois, Luighi foi flagrado chorando no banco de reservas. na entrevista pós-jogo indignou-se pela falta de questionamento sobre a situação e cobrou a Conmebol. Depois do ocorrido, o Palmeiras também se manifestou e prometeu lutar pela punição dos responsáveis. O clube recebeu apoio dos rivais Corinthians e São Paulo. Alguns dos jogadores do Palmeiras também manifestaram apoio a Luighi, que faz parte do grupo de apoio, que constantemente treina com o profissional. Antes de ir disputar a Libertadores na base, o atacante estava à disposição de Abel Ferreira para disputa do Paulistão. Com o resultado, o Palmeiras avançou à semifinal da Libertadores sub-20 e lidera o Grupo C, com seis pontos. A equipe ainda tem mais um compromisso, contra o Independiente del Valle-EQU, no domingo, a partir das 19 horas (de Brasília). Federação Paulista de Futebol repudia atos racistas na Libertadores sub-20 A Federação Paulista de Futebol (FPF) também se manifestou sobre a situação e lamentou o ocorrido. A entidade pediu punição para os atos. Confira o comunicado. " É com profunda tristeza e revolta que a Federação Paulista de Futebol recebeu a notícia de mais um caso de racismo envolvendo o atleta Luighi, do Palmeiras, em jogo válido pela Libertadores Sub-20, no Paraguai. Este novo episódio, marcado também pelas lágrimas e indignação de Luighi ao conceder entrevista pós-jogo, não pode passar impune. A FPF se solidariza com o jogador, seus companheiros de equipe e o Palmeiras, reafirmando sua posição intransigente contra o racismo no futebol e na sociedade. A Paulista de Futebol vem a público reiterar a necessidade de que medidas duras sejam tomadas contra esta triste e criminosa prática, punindo de forma rigorosa o torcedor que cometeu tal ato. O futebol não pode tolerar mais que casos como este sejam tratados de forma corriqueira. Pelo contrário: é fundamental que combatamos diariamente esta prática e que as pessoas que cometam tais crimes sejam afastadas de qualquer contato com o esporte. O Futebol Paulista reforça seu compromisso com a luta contra o preconceito, por meio do inédito Tratado pela Diversidade e Contra a Intolerância no futebol paulista, que estabelece diretrizes para combater todas as formas de discriminação no esporte "
FPF repudia ato racista contra atacante Luighi, do Palmeiras Sub-20! pic.twitter.com/7V7HBYVI3I
Federação Paulista de Futebol - FPF (@FPF_Oficial) March 7, 2025
7989 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro
Não deveriam ter prosseguido o jogo
Belo exemplo esse verme está dando para o filho dele no colo cadeia nele as autoridades viram quem é me admira se não prender ele
na minha opinião teria que punir todos os clubes do mundo de disputar os campeonatos importante de cada continente por três anos assim ficando de fora de campeonato importante esses imbecil prejudicaria o próprio clube e se fosse reincidente eliminar pra sempre do futebol.profissional