Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo juntos nas semifinais do Campeonato Paulista. Parece algo rotineiro, por falarmos dos principais times do estado, mas a verdade é que tal alinhamento não acontecia desde 2020, o que torna a disputa deste ano mais imprevisível do que as anteriores. É possível apontar um favorito ao título? Talvez a partir dos mínimos detalhes, que vão desde momentos das equipes até mandos de campo.
No domingo (9), o Corinthians recebe o Santos na Neo Química Arena, enquanto o Palmeiras encara o São Paulo no Allianz Parque, na segunda-feira (10). Como de praxe em clássicos paulistas, apenas torcedores corintianos e palmeirenses estarão nas duas partidas. Desde 3 de abril de 2016, vigora no estado a política de torcidas únicas nos jogos entre os quatro times - mais Guarani e Ponte Preta - o que oferece uma vantagem para os atuam em suas casas, além de uma consequente dificuldade para os visitantes.
Isso se comprova nos números? O ESPN.com.br levantou números dos clássicos por 10 anos antes da adoção da norma (2006 a 2016) e a partir dela até os dias atuais. A diferença, ainda que pequena, existe. Quem leva a melhor nos clássicos de torcida única?
Dos quatro grandes, apenas o Santos viu o desempenho cair entre uma era e outra do futebol paulista. Entre 2006 e 2016, o Peixe obteve 61% de aproveitamento como mandante em clássicos, número que caiu para 55% quando os visitantes foram impedidos de ir à Vila Belmiro (e, ocasionalmente, o Pacaembu). O rendimento do Corinthians foi praticamente idêntico, com 58% com duas torcidas e 58,8% apenas com alvinegros na Neo Química Arena. São Paulo e Palmeiras, por sua vez, cresceram consideravelmente. O Tricolor saltou de 53,9% para 60,66%, enquanto o Verdão teve um pulo ainda maior, de 53,6% para 64,1%.
Corinthians e Palmeiras, ao menos nos números, possuem, sim, uma vantagem histórica contra Santos e São Paulo, respectivamente. Contra o Peixe na Neo Química Arena, o Timão tem 64,6% de aproveitamento em clássicos a partir de 2016. São oito vitórias, sete empates e apenas uma derrota.
750 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro