Titular e um dos principais destaques da equipe sub-20 do Palmeiras, Luighi foi vítima de atos racistas na vitória sobre o Cerro Porteño, na última quinta-feira (6), no Paraguai, pela fase de grupos da Copa Libertadores da categoria. Durante a partida, um torcedor adversário, segurando uma criança no colo, imitou um macaco em direção ao atacante, que deixava o gramado rumo ao banco de reservas. Além do gesto racista, o jogador do Palmeiras também foi alvo de uma cusparada. Em nota, o Palmeiras repudiou os atos racistas e afirmou que irá "até as últimas instâncias" para que todos os envolvidos sejam devidamente punidos.
"Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes" As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A família Palmeiras tem orgulho de você", diz trecho da nota. Luighi desabafou nas redes sociais: "Dói na alma. E é a mesma dor que todos os pretos sentiram ao longo da história, porque as coisas evoluem, mas nunca são 100% resolvidas. O episódio de hoje deixa cicatrizes e precisa ser encarado como é de fato: crime. Até quando? É a pergunta que espero não ser necessária ser feita em algum momento. Por enquanto, seguimos lutando"
Em contato com a reportagem do Lance!, a Conmebol, responsável por organizar a Libertadores sub-20, afirmou que os atos racistas sofridos por Luighi serão analisados. A entidade também mencionou a alteração do artigo 15 do código disciplinar, aumentando a punição para atos discriminatórios. A Confederação Brasileira de Futebol repudiou as ofensas racistas e afirmou que fará uma representação formal à Conmebol cobrando rigor nas punições.
Corinthians, Santos, São Paulo e outros clubes brasileiros prestaram solidariedade a Luighi e cobraram punições rigorosas para evitar a repetição de casos semelhantes, dentro ou fora dos gramados. É fundamental que o esporte e a sociedade como um todo combatam o racismo e exijam justiça em casos de discriminação. O desabafo de Luighi e o apoio das instituições esportivas mostram a importância de enfrentar esse problema de frente.
1014 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro
Não sei prá que esse choro todo, o rapaz nem preto é!! O tal de Vini Mídia sim é um preto horrível! E ele sim é racista, porque ao invés de casar ou ficar com uma negra, está com uma loira? Prá mim esse negócio de racismo é besteira...o Pelé e outros negros nunca ligaram prá isso! Não é só no Paraguai que existe isso!! No Brasil é o que mais tem...e a imprensa dificilmente fala sobre isso. Vão prá pqp..
punir o torcedor em casos semelhantes é pouco. A CONMEBOL, deveria punir a confederação, nesta situação de ontem , puna a federação paraguaia, não poder sediar jogos da competição organizada pela CONMEBOL por 4 ou 5 anos . As eliminatória para copa do mundo, o seu mando de jogo em campo neutro . A CBF deveria não inscrever clubes brasileiros nas competições sul americanas enquanto existir esse tipo de coisa.
Como isso não vai dar em nada como nunca seu o que o PALMEIRAS GIGANTE poderia fazer e abandonar o torneio em forma de protesto...