Clubes e CBF exigem punição após episódio de racismo contra Luighi do Palmeiras

7/3/2025 11:05

Clubes e CBF exigem punição após episódio de racismo contra Luighi do Palmeiras

Clubes e CBF exigem punição após episódio de racismo contra Luighi do Palmeiras

Titular e um dos principais destaques da equipe sub-20 do Palmeiras, Luighi foi vítima de atos racistas na vitória sobre o Cerro Porteño, na última quinta-feira (6), no Paraguai, pela fase de grupos da Copa Libertadores da categoria. Durante a partida, um torcedor adversário, segurando uma criança no colo, imitou um macaco em direção ao atacante, que deixava o gramado rumo ao banco de reservas. Além do gesto racista, o jogador do Palmeiras também foi alvo de uma cusparada. Em nota, o Palmeiras repudiou os atos racistas e afirmou que irá "até as últimas instâncias" para que todos os envolvidos sejam devidamente punidos.

luighi
Créditos da imagem: Lance

"Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes" As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A família Palmeiras tem orgulho de você", diz trecho da nota. Luighi desabafou nas redes sociais: "Dói na alma. E é a mesma dor que todos os pretos sentiram ao longo da história, porque as coisas evoluem, mas nunca são 100% resolvidas. O episódio de hoje deixa cicatrizes e precisa ser encarado como é de fato: crime. Até quando? É a pergunta que espero não ser necessária ser feita em algum momento. Por enquanto, seguimos lutando"

Em contato com a reportagem do Lance!, a Conmebol, responsável por organizar a Libertadores sub-20, afirmou que os atos racistas sofridos por Luighi serão analisados. A entidade também mencionou a alteração do artigo 15 do código disciplinar, aumentando a punição para atos discriminatórios. A Confederação Brasileira de Futebol repudiou as ofensas racistas e afirmou que fará uma representação formal à Conmebol cobrando rigor nas punições.

Corinthians, Santos, São Paulo e outros clubes brasileiros prestaram solidariedade a Luighi e cobraram punições rigorosas para evitar a repetição de casos semelhantes, dentro ou fora dos gramados. É fundamental que o esporte e a sociedade como um todo combatam o racismo e exijam justiça em casos de discriminação. O desabafo de Luighi e o apoio das instituições esportivas mostram a importância de enfrentar esse problema de frente.


1014 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Altino Lima     

Não sei prá que esse choro todo, o rapaz nem preto é!! O tal de Vini Mídia sim é um preto horrível! E ele sim é racista, porque ao invés de casar ou ficar com uma negra, está com uma loira? Prá mim esse negócio de racismo é besteira...o Pelé e outros negros nunca ligaram prá isso! Não é só no Paraguai que existe isso!! No Brasil é o que mais tem...e a imprensa dificilmente fala sobre isso. Vão prá pqp..

Jorge Shibata     

punir o torcedor em casos semelhantes é pouco. A CONMEBOL, deveria punir a confederação, nesta situação de ontem , puna a federação paraguaia, não poder sediar jogos da competição organizada pela CONMEBOL por 4 ou 5 anos . As eliminatória para copa do mundo, o seu mando de jogo em campo neutro . A CBF deveria não inscrever clubes brasileiros nas competições sul americanas enquanto existir esse tipo de coisa.

Como isso não vai dar em nada como nunca seu o que o PALMEIRAS GIGANTE poderia fazer e abandonar o torneio em forma de protesto...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade