Através de seu Instagram, o atacante Vinicius Júnior saiu em defesa do jovem Luighi, de apenas 18 anos, que foi vítima de racismo em jogo da Libertadores Sub-20, defendendo as cores do Palmeiras . O astro do Real Madrid elogiou Luighi pelo forte posicionamento após o jogo, além de ter criticado a Conmebol, argumentando que a entidade sul-americana não faz nada diante dos inúmeros casos de preconceito racial em suas competições. "Parabéns pelo posicionamento, mano. É triste, mas fique forte. Vamos juntos nessa luta. Até quando, Conmebol? Vocês nunca fazem nada. Nunca”, publicou Vinicius Júnior.
O caso de racismo contra Luighi Enquanto Figueiredo deixava o campo para ser substituído no duelo entre Palmeiras e Cerro Porteño, pela Libertadores Sub-20, o jovem do Verdão passou próximo da arquibancada e viu um torcedor, com criança no colo, fazer gestos imitando um macaco. Na sequência, Luighi, à beira do gramado, também sofreu ofensas racistas e ainda recebeu cusparadas. Ele tentou alertar o árbitro, que não paralisou a partida. Ao final do jogo, Luighi, chorando, mostrou sua indignação com o caso e cobrou a Conmebol. "É sério isso? Não vai me perguntar sobre o caso de racismo que fizeram comigo? É sério? Até quando vamos passar por isso, me fala! O que fizeram comigo foi um crime. Não vai perguntar sobre isso? Vai perguntar sobre o jogo mesmo? A Conmebol vai fazer o que sobre isso? A CBF, sei lá... Não ia perguntar sobre isso, né? A gente é formação, estamos aprendendo aqui", disse em entrevista oficial da Conmebol, transmitida pelo SporTV .
Pouco depois do ocorrido, Luighi foi flagrado chorando no banco de reservas. O árbitro não paralisou a partida pelo ocorrido, apenas parou brevemente para apartar a aglomeração que foi criada entre os jogadores.
Vinicius Júnior e sua luta contra o racismo Luighi ganhou o apoio do principal jogador brasileiro engajado na luta contra o racismo. Por diversas vezes na Espanha, Vinicius Júnior foi vítima de racismo por torcedores adversários. Um dos casos mais notórios foi em jogo contra o Valencia, no estádio Mestalla, em 2022. Assim como fez o jovem do Palmeiras, Vini alertou o árbitro e enfrentou os criminosos. Entretanto, foi expulso pela arbitragem. As inúmeras reações do jogador levaram a Fifa e a CBF a criarem um protocolo e gesto antirracista para uso nas partidas. Desde então, Vinicius tem sido um enorme porta-voz na luta contra o preconceito racial.
Ver essa foto no Instagram
765 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro