Após a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, afirmar que não havia conseguido falar com o mandatário da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Domínguez, sobre o lamentável caso de racismo contra o atacante Luighi, na última quinta-feira (6), durante jogo da CONMEBOL Libertadores sub-20, o próprio Domínguez entrou em contato com Leila na tarde desta sexta (7). Como publicou primeiramente o UOL e confirmou a ESPN, o dirigente da entidade sul-americana ligou para a mandatária palestrina e prometeu que aplicará uma punição severa ao Cerro Porteño, adversário do Verdão no jogo de quinta e cujos torcedores proferiram manifestações racistas não só contra Luighi como também contra o meia Figueiredo.
Mais cedo, Leila afirmou que o clube alviverde pedirá a exclusão da equipe paraguaia do torneio, cogitando inclusive até ir à Fifa para garantir que a medida seja cumprida. Posteriormente, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez coro ao Alviverde e emitiu nota oficial relatando que pediu à Conmebol para que o time de Assunção seja retirado da Libertadores sub-20.
O documento foi enviado tanto a Alejandro Domínguez quanto ao presidente da Fifa, Gianni Infantino. Cabe também ressaltar que, apesar do episódio lamentável, o Palmeiras não vai abandonar a disputa da Libertadores sub-20. Até o momento, o Cerro Porteño se limitou a se posicionar sobre o caso por meio de nota oficial em suas redes sociais. Leia a nota da CBF A CBF enviou nesta sexta-feira (7) denúncia à Conmebol pedindo a punição dos torcedores e a exclusão do Cerro Porteño, do Paraguai, da Libertadores Sub-20.
O documento de 29 páginas elaborado pelas Diretorias Jurídica e de Governança e Conformidade da CBF cobra tolerância zero contra atos discriminatórios e exige severa punição esportiva aos torcedores e ao clube paraguaio.
Na noite de quinta-feira (6), Luighi e Figueiredo foram alvos de ofensas racistas por parte de torcedores do clube paraguaio durante jogo válido pela Conmebol Libertadores sub-20. O time brasileiro venceu o confronto por 3 a 0. Torcedores do Cerro Porteño imitaram um macaco e cuspiram na direção dos atletas brasileiros, que protestaram. Luighi deixou o campo chorando e desabafou em entrevista depois da partida.
Na denúncia, a CBF argumenta, ainda, que o futebol sul-americano carrega um histórico de impunidade em relação a atos racistas e que as sanções aplicadas são, na maioria das vezes, insignificantes para coibir novas ocorrências.
"Frise-se que a esmagadora maioria das vítimas advém do solo brasileiro", reforça a denúncia. Cópias dos documentos foram enviadas para os presidentes da FIFA, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez.
618 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro