Após a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, afirmar que não havia conseguido falar com o mandatário da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Domínguez, sobre o lamentável caso de racismo contra o atacante Luighi, na última quinta-feira (6), durante jogo da CONMEBOL Libertadores sub-20, o próprio Domínguez entrou em contato com Leila na tarde desta sexta (7). Como publicou primeiramente o UOL e confirmou a ESPN, o dirigente da entidade sul-americana ligou para a mandatária palestrina e prometeu que aplicará uma punição severa ao Cerro Porteño, adversário do Verdão no jogo de quinta e cujos torcedores proferiram manifestações racistas não só contra Luighi como também contra o meia Figueiredo.
Mais cedo, Leila afirmou que o clube alviverde pedirá a exclusão da equipe paraguaia do torneio, cogitando inclusive até ir à Fifa para garantir que a medida seja cumprida. Posteriormente, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez coro ao Alviverde e emitiu nota oficial relatando que pediu à Conmebol para que o time de Assunção seja retirado da Libertadores sub-20.
O documento foi enviado tanto a Alejandro Domínguez quanto ao presidente da Fifa, Gianni Infantino. Cabe também ressaltar que, apesar do episódio lamentável, o Palmeiras não vai abandonar a disputa da Libertadores sub-20. Até o momento, o Cerro Porteño se limitou a se posicionar sobre o caso por meio de nota oficial em suas redes sociais. Leia a nota da CBF A CBF enviou nesta sexta-feira (7) denúncia à Conmebol pedindo a punição dos torcedores e a exclusão do Cerro Porteño, do Paraguai, da Libertadores Sub-20.
O documento de 29 páginas elaborado pelas Diretorias Jurídica e de Governança e Conformidade da CBF cobra tolerância zero contra atos discriminatórios e exige severa punição esportiva aos torcedores e ao clube paraguaio.
Na noite de quinta-feira (6), Luighi e Figueiredo foram alvos de ofensas racistas por parte de torcedores do clube paraguaio durante jogo válido pela Conmebol Libertadores sub-20. O time brasileiro venceu o confronto por 3 a 0. Torcedores do Cerro Porteño imitaram um macaco e cuspiram na direção dos atletas brasileiros, que protestaram. Luighi deixou o campo chorando e desabafou em entrevista depois da partida.
Na denúncia, a CBF argumenta, ainda, que o futebol sul-americano carrega um histórico de impunidade em relação a atos racistas e que as sanções aplicadas são, na maioria das vezes, insignificantes para coibir novas ocorrências.
"Frise-se que a esmagadora maioria das vítimas advém do solo brasileiro", reforça a denúncia. Cópias dos documentos foram enviadas para os presidentes da FIFA, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez.
663 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Convocação de Endrick rende novo bônus de milionário ao Palmeiras! Veja quanto o Verdão ainda pode receber com o Endrick!
Rumo ao penta! Palmeiras conhece adversário da Copa do Brasil nesta segunda-feira!
Abel Ferreira é denunciado pelo STJD e pode pegar 6 jogos de gancho após Choque-Rei
Técnico pede demissão do São Paulo e entra na mira do Palmeiras
Quem vai jogar? Palmeiras faz testes com dois laterais para a vaga de Píquerez
A responsabilidade é nossa: Palmeiras banca decisão por Paulinho
Micael brilha com Messi na MLS e pode render milhões ao Palmeiras em venda!
Nubank avança em negociações para Naming Rights do estádio do Palmeiras
Palmeiras enfrenta o Grêmio no Brasileirão; Saiba onde assistir!