Segundo apurou a ESPN, o Palmeiras iniciou movimentação nos bastidores para tentar unir os clubes brasileiros e aumentar a pressão em cima da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) após o lamentável caso de racismo envolvendo o atacante Luighi, na última quinta-feira (7), durante jogo do Verdão contra o Cerro Porteño, pela CONMEBOL Libertadores sub-20. De acordo com fontes, o desejo é que, através da cobrança unificada, a entidade que rege o futebol sul-americano crie um protocolo claro para aplicar punições esportivas severas em caso de racismo - algo que não existe atualmente.
O Verdão ainda não formulou a ideia totalmente, mas o desejo é que seja elaborada uma espécie de cartilha que estipule punições objetivas a serem aplicadas em casos flagrantes de injúrias raciais, com a severidade aumentando conforme ocorrerem reincidências. No momento, o plano está sendo desenhado nos bastidores alviverdes. Quando estiver pronto, a equipe palestrina tentará angariar apoio de outros times brasileiros, de forma a pressionar a Conmebol para que adote medidas mais enérgicas, inclusive em seus principais torneios, como a CONMEBOL Libertadores e a CONMEBOL Sul-Americana.
Mais cedo, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, concedeu entrevista coletiva e inclusive reclamou dos muitos problemas que o time paulista já teve com torcedores do Cerro Porteño, relembrando manifestações racistas ocorridas em 2022 e 2023. "Não é a primeira vez que esse clube ataca nossos jogadores e torcedores. Em 2022, torcedores do Cerro ficaram imitando macacos para nossos torcedores e não aconteceu absolutamente nada. Em 2023, nossos atletas foram chamados novamente de macacos, o Bruno Tabata foi revidar a agressão e foi punido com quatro meses de suspensão. Tentamos reverter essa penalidade e não conseguimos", lamentou.
Na entrevista, Leila também afirmou que pedirá a exclusão do Cerro da Libertadores sub-20 e reforçou que o Verdão não abandonará o torneio. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez coro e oficializou um pedido de expulsão do time paraguaio. Em ligação à mandatária do Alviverde, na tarde desta sexta (7), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, prometeu que aplicará punições severas ao clube de Assunção. Até o momento, o Cerro Porteño se limitou a se posicionar sobre o caso por meio de nota oficial em suas redes sociais.
Próximos jogos do Palmeiras: São Paulo (C) - 10/03, 21h35 (de Brasília) - Campeonato Paulista Botafogo (C) - a definir - Brasileirão Sport (F) - a definir - Brasileirão
726 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro