Palmeiras lidera iniciativa por protocolo anti-racismo na Conmebol.

7/3/2025 20:30

Palmeiras lidera iniciativa por protocolo anti-racismo na Conmebol.

Palmeiras lidera iniciativa por protocolo anti-racismo na Conmebol.

Segundo apurou a ESPN, o Palmeiras iniciou movimentação nos bastidores para tentar unir os clubes brasileiros e aumentar a pressão em cima da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) após o lamentável caso de racismo envolvendo o atacante Luighi, na última quinta-feira (7), durante jogo do Verdão contra o Cerro Porteño, pela CONMEBOL Libertadores sub-20. De acordo com fontes, o desejo é que, através da cobrança unificada, a entidade que rege o futebol sul-americano crie um protocolo claro para aplicar punições esportivas severas em caso de racismo - algo que não existe atualmente.

O Verdão ainda não formulou a ideia totalmente, mas o desejo é que seja elaborada uma espécie de cartilha que estipule punições objetivas a serem aplicadas em casos flagrantes de injúrias raciais, com a severidade aumentando conforme ocorrerem reincidências. No momento, o plano está sendo desenhado nos bastidores alviverdes. Quando estiver pronto, a equipe palestrina tentará angariar apoio de outros times brasileiros, de forma a pressionar a Conmebol para que adote medidas mais enérgicas, inclusive em seus principais torneios, como a CONMEBOL Libertadores e a CONMEBOL Sul-Americana.

Mais cedo, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, concedeu entrevista coletiva e inclusive reclamou dos muitos problemas que o time paulista já teve com torcedores do Cerro Porteño, relembrando manifestações racistas ocorridas em 2022 e 2023. "Não é a primeira vez que esse clube ataca nossos jogadores e torcedores. Em 2022, torcedores do Cerro ficaram imitando macacos para nossos torcedores e não aconteceu absolutamente nada. Em 2023, nossos atletas foram chamados novamente de macacos, o Bruno Tabata foi revidar a agressão e foi punido com quatro meses de suspensão. Tentamos reverter essa penalidade e não conseguimos", lamentou.

Na entrevista, Leila também afirmou que pedirá a exclusão do Cerro da Libertadores sub-20 e reforçou que o Verdão não abandonará o torneio. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fez coro e oficializou um pedido de expulsão do time paraguaio. Em ligação à mandatária do Alviverde, na tarde desta sexta (7), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, prometeu que aplicará punições severas ao clube de Assunção. Até o momento, o Cerro Porteño se limitou a se posicionar sobre o caso por meio de nota oficial em suas redes sociais.

Próximos jogos do Palmeiras: São Paulo (C) - 10/03, 21h35 (de Brasília) - Campeonato Paulista Botafogo (C) - a definir - Brasileirão Sport (F) - a definir - Brasileirão


726 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade