O Palmeiras enviou nesta segunda-feira uma carta à Fifa a fim de solicitar a intervenção da entidade no combate aos crimes de discriminação racial que vêm sendo cometidos nas competições da América do Sul. Nesta ação, o clube contou com as adesões de Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e LFU (Liga Forte União). Com isso, o movimento une os principais clubes do país, que se juntaram para pedir maior rigor nas penas aplicadas em casos de racismo.
O documento traz um longo histórico dos episódios de racismo nas competições da Conmebol e as punições brandas aplicadas pela entidade, que, na visão dos clubes, trata o problema sem a devida seriedade. Os signatários da carta pedem que Fifa e Conmebol criem novas regulamentações para casos de racismo no futebol por meio das quais os clubes possam ser responsabilizados.
Na última sexta-feira, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, já havia pedido a união dos clubes para debater as possíveis medidas e penas aos que cometessem crime de racismo. A primeira medida seria a aplicação de multa de 500 mil dólares, que poderia ser reduzida a até 100 mil dólares se o torcedor for identificado e punido criminalmente. No entanto, em caso de reincidência, o clube punido seria sumariamente eliminado da competição.
No último quinta-feira, no Estádio Gunther Vogel, no Paraguai, o jogador Luighi, da base palmeirense, sofreu ofensas racistas de torcedores do Cerro Porteño, em partida da Libertadores sub-20. No mesmo dia do ocorrido, ainda, o São Paulo se manifestou em suas redes sociais e defendeu o atleta do Palmeiras. "Que os responsáveis sejam punidos. Independentemente de clubes e rivalidades, que lutemos juntos contra esses episódios lamentáveis e repugnantes de racismo".
A Conmebol divulgou, neste domingo, punições ao Cerro Porteño por conta das ofensas racistas contra o atacante Luighi. O clube paraguaio terá que pagar uma multa e jogará com os portões fechados na Libertadores sub-20. O valor da pena é de US$ 50 mil (cerca de R$ 290 mil na cotação atual). O montante deverá ser pago no prazo de 30 dias corridos a partir desta segunda-feira.
762 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro