Derbys entre Palmeiras e São Paulo: polêmicas históricas com arbitragem

11/3/2025 16:18

Derbys entre Palmeiras e São Paulo: polêmicas históricas com arbitragem

Derbys entre Palmeiras e São Paulo: polêmicas históricas com arbitragem

A eliminação do São Paulo e classificação do Palmeiras no Campeonato Paulista se tornou alvo de uma forte polêmica envolvendo arbitragem. O jogo aconteceu nesta segunda-feira (10), no Allianz Parque, e contou com um pênalti bastante polêmico que deu o gol da vitória para o time alviverde. No primeiro tempo da decisão, Arboleda teria derrubado Vitor Roque na área. A arbitragem assinalou o pênalti, sem interferência do VAR. Raphael Veiga foi responsável pela conversão, anotando o único gol do jogo. Mas o entendimento dos são-paulinos é que Arboleda não encostou no reforço palmeirense. Isso revoltou o lado do São Paulo e se tornou argumento de provocação para o Palmeiras. Do lado do Tricolor, a diretoria avisou que enviaria um ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF) solicitando os áudio da equipe responsável pelo VAR no clássico diante do Palmeiras.

O Palmeiras utilizou da polêmica e das reclamações do São Paulo como uma forma de alfinetar o rival nas redes sociais. O time fez um post que faz alusão a um fato que aconteceu em 2022, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu a falha ao não checar o impedimento de Calleri em jogada que culminou em pênalti para o Tricolor, mas informou que a máquina foi resetada (reiniciada), impedindo a checagem tardia solicitada pelo Palmeiras.

PAULISTA 2025, PALMEIRAS X SAO PAULO
Crédito da imagem: Lance

Em 2023, outra questão surgiu. Desta vez, pela Copa do Brasil naquele ano, quando Anderson Daronco anulou um gol de Calleri contra o Palmeiras nas quartas de final. O VAR havia recomendado rever o lance, mas o árbitro seguiu com a decisão. Em 2024, pelo Campeonato Paulista, outras duas polêmicas surgiram. Uma delas envolvendo a não-expulsão de Richard Ríos. O jogo terminou empatado por 1 a 1 e o lance aconteceu no gol de Alisson. A arbitragem seguiu com amarelo. Depois, o Tricolor reclamou de um pênalti, no mesmo jogo, que não foi marcado em cima de Luciano. Ainda em 2024, mas no Brasileirão, o Palmeiras assumiu o lado de reclamar da arbitragem das escolhas. Em agosto, o lance que gerou polêmica envolveu uma suposta mão de Lucas Moura na bola, que não foi vista como penalidade.

No primeiro tempo da decisão disputada no Allianz Parque nesta segunda-feira (10), Arboleda teria derrubado Vitor Roque na área. A arbitragem assinalou o pênalti, sem interferência do VAR. Raphael Veiga foi responsável pela conversão, anotando o único gol do jogo. O entendimento dos são-paulinos é de que Arboleda não encostou no reforço palmeirense. Após as polêmicas, a FPF divulgou o áudio do momento do lance. Na análise, Flávio Rodrigues de Souza e Rodrigo Guarizo, que estava na arbitragem de vídeo, conversaram. Segundo eles, Arboleda fez um "calço com a perna esquerda". - Guarizo, checa para mim. Ele\xa0(Arboleda)\xa0perde a bola, o jogador\xa0(Vitor Roque)\xa0dá um tapa para correr, e ele põe a perna - argumentou Flávio. - Ele\xa0(Arboleda)\xa0perde o\xa0timing\xa0da bola, faz o toque lateral. Coloca, sim, essa perna esquerda. Faz o calço com a perna esquerda, na perna esquerda do jogador adversário\xa0(Vitor Roque). Esse é o momento do calço. Perna esquerda com a perna esquerda também. Esse é o contato. Pênalti está confirmado - responde a arbitragem de vídeo.


1188 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade