O presidente da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), Alejandro Domínguez , usou suas redes sociais nesta terça-feira (18) para se desculpar por uma fala infeliz. Na última segunda-feira (17), o dirigente foi questionado após o sorteio dos grupos da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sul-Americana sobre como ficariam as competições com um possível "êxodo" de clubes brasileiros, devido à falta de atitudes da Confederação sobre os constantes casos de racismo. "Isso seria como Tarzan sem Chita. Impossível", disse Domínguez, citando o personagem criado por Edgar Rice Burroughs e sua inseparável chimpanzé. A frase repercutiu negativamente, já que abriu mão para a possível interpretação de que os brasileiros estariam sido comparados a macacos. Justamente por isso, o dirigente emitiu nota, fez um pedido formal de desculpas e assegurou que isso não foi sua intenção em nenhum momento. "Em relação às minhas recentes declarações, quero expressar minhas desculpas. A expressão que utilizei é uma frase popular, e jamais tive a intenção de menosprezar nem desqualificar ninguém", escreveu. "A Libertadores é impensável sem a participação de clubes dos 10 países membros", seguiu. "Sempre promovi o respeito e a inclusão no futebol e na sociedade, valores fundamentais para a Conmebol. Reafirmo meu compromisso de seguir trabalhando por um futebol mais justo, unido e livre de discriminação", completou.
Frase revoltou Palmeiras Em comunicado, a presidente do Palmeiras , Leila Pereira , se mostrou perplexa com a fala de Alejandro Domínguez. De acordo com a dirigente, ela pensou até que o vídeo pudesse até ter sido manipulado por Inteligência Artificial, tamanho o "desastre" da frase. Leila voltou a lembrar o triste caso ocorrido com o atacante Luighi, na Libertadores sub-20 , e chamou a comparação envolvendo a macaca Chita de "abominável". "Quando vi a declaração do presidente Alejandro Domínguez, confesso que custei a acreditar que ela fosse verdadeira. Achei até que pudesse ser um vídeo manipulado por Inteligência Artificial. Aliás, pensando bem, acho que nem mesmo a Inteligência Artificial seria capaz de produzir uma declaração tão desastrosa quanto esta", iniciou. "Não é possível que, mesmo após o caso de racismo do qual os atletas do Palmeiras foram vítimas no Paraguai, o presidente da Conmebol faça uma comparação abominável como a que ele fez. Parece até uma provocação ao Palmeiras e aos demais clubes brasileiros", seguiu. "A declaração do presidente Alejandro demonstra, mais uma vez, a dificuldade da Conmebol em compreender o que é racismo. Se as pessoas que comandam o futebol sul-americano nem sequer sabem o que é racismo, como serão capazes de combatê-lo?", acrescentou. "O Palmeiras, juntamente com a Libra e a LFU , enviou uma carta à Fifa pedindo providências e apontando a necessidade de penas mais rigorosas em episódios de racismo no futebol. Seguiremos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para combater este crime, mas precisamos da ajuda de todos! Os clubes brasileiros são responsáveis pela grande maioria das receitas geradas pela Conmebol e, juntos, têm de se impor para cobrar a aplicação de penas exemplares em casos de racismo. Repito: a impunidade é a semente do próximo crime", finalizou.
1062 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas
Últimas notícias
-
21/4/2025
-
Baixe o aplicativo do Verdão Web para Android!
- 07:32: Análise Profissional do Jogo Palmeiras x Fortaleza: Vojvoda Expressa Sentimentos Após Partida (0)
- 07:12: Abel Ferreira elogia Facundo Torres e destaca longevidade de Vojvoda no Fortaleza. (0)
- 06:12: Palmeiras: Abel Ferreira destaca longevidade e critica demissões de treinadores rivais (0)
- 06:12: Avaliação dos desempenhos de jogadores do Palmeiras na vitória sobre o Fortaleza. (0)
- 05:12: Palmeiras mostra força de líder ao vencer no sufoco no Castelão. (0)
- 04:32: Palmeiras Assume Liderança Após Vice e Recupera-se nas Principais Competições do Calendário (0)
- 01:12: Preparo de Weverton em pênaltis é destaque em vitória do Palmeiras. (0)
-
20/4/2025
- 23:12: Abel elogia determinação do Palmeiras na vitória em Fortaleza (0)
- 23:11: Palmeiras vence Bahia e conquista terceira vitória seguida no Brasileirão feminino (0)
- 22:32: Palmeiras assume liderança do Brasileirão após vitória sobre Fortaleza com defesa crucial. (0)
- 22:12: Deyverson defende Lucero e projeta sequência do Fortaleza após pênalti perdido nos acréscimos. (0)
- 22:11: Abel critica pênalti contra Palmeiras e elogia Vojvoda: treinador imbatível do Fortaleza (0)
- 22:11: Abel elogia postura do Palmeiras e destaca superação após vice-campeonato paulista. (0)
- 21:52: Abel questiona pênalti e defende contratação de estrangeiros no Palmeiras. (0)
- 21:51: Abel elogia esforço do Palmeiras e destaca importância da longevidade no futebol (0)
- 21:51: Weverton comemora defesa de pênalti e reforça: "Sofrer para vencer na partida". (0)
- 21:31: Weverton critica sofrimento do Palmeiras e destaca foco na Libertadores. (0)
- 21:31: Weverton revela estratégia em pênalti e destaca vitória do Palmeiras como desafiadora (0)
- 21:12: Abel Ferreira recebe críticas por substituições ousadas no Palmeiras durante o Brasileirão. (4)
- 20:53: Estêvão apresenta queda de rendimento e torcida do Fortaleza sente impacto. (1)
- 20:53: Palmeiras lidera Brasileirão após vitória sobre Fortaleza com pênalti defendido por Weverton (0)
- 20:53: Weverton brilha em noite de liderança do Palmeiras em jogo de baixo nível. (0)
- 20:51: Atuações do Palmeiras: Weverton brilha em noite heroica com Facundo e Flaco (0)
- 20:51: Palmeiras assume liderança do Brasileirão com vitória sobre o Fortaleza (0)
- 20:51: Palmeiras assume liderança isolada do Brasileirão após vitória contra Fortaleza (1)
- 20:43: FIM DE JOGO! O Palmeiras vence mais uma e lidera o campeonato! (0)
- 20:31: Destaques do Jogo Entre Fortaleza e Palmeiras Pelo Campeonato Brasileiro (0)
- 20:31: Fortaleza x Palmeiras: invicto em casa contra o Verdão no Brasileirão. (0)
- 20:11: Saiba onde assistir Palmeiras x Bahia pela sexta rodada do Brasileirão Feminino. (0)
- 19:58: GOOL DO PALMEIRAS! Flaco amplia pro Verdão! (0)
- 19:34: PALMEIRAS NA BOCA DO MUNDO! Expectativa cresce para o torneio internacional que promete agitar 2025! (0)
- 19:24: GOL DO VERDÃO! O Palmeiras abre o placar! (0)
- 19:12: Roger Machado elogia desempenho de Tiago Volpi e Weverton no futebol brasileiro (0)
- 18:51: Abel altera escalação do Palmeiras para confronto contra o Fortaleza (1)
- 18:31: REENCONTRO CARREGADO DE HISTÓRIA! Dois nomes conhecidos prometem agitar os bastidores de um duelo especial no Brasileirão! (0)
- 17:52: Palmeiras inicia partida contra Fortaleza com Vitor Roque no banco e Paulinho poupado (0)
- 17:51: Vice-líder Palmeiras busca repetir sequência inédita em mais de dois anos (0)
- 17:51: Fortaleza x Palmeiras: transmissão, horário e escalações para o jogo decisivo. (0)
- 17:51: Fortaleza pronto para enfrentar Palmeiras em jogo do Brasileirão. (12)
- 17:31: VERDÃO ESCALADO! Confira como vai o verdão a campo! (3)
- 17:12: Richard Ríos, do Palmeiras, impressiona ex-jogador da Seleção Brasileira com sua atuação. (0)
- 16:31: PALMEIRAS SE ARMA PARA BATALHA NO CASTELÃO! Expectativa alta e surpresas na preparação antes do confronto no Nordeste! (0)
- 15:51: Abel Ferreira opta por poupar Paulinho em jogo do Palmeiras contra Fortaleza. (0)
- 14:31: O CLIMA ESQUENTOU NA VÉSPERA DO CONFRONTO! Previsões, dúvidas e invencibilidade apimentam o duelo entre Fortaleza e Verdão! (2)
- 14:11: CRISE EXPLODE NO ADVERSÁRIO DO VERDÃO! Clube vive turbulência às vésperas do Mundial e preocupa torcida! (0)
- 13:11: MISTÉRIO NA ESCALAÇÃO DO VERDÃO AGITA A TORCIDA! Decisão importante nos bastidores antes do duelo contra o Fortaleza! (0)
- 11:11: Flaco López recebe sondagens de saída do Palmeiras, mas clube aguarda oferta oficial. (0)
- 08:51: VIROU CHACOTA! Memphis Depay relembra saída de bola inusitada contra o Palmeiras: -riram de mim (3)
- 08:31: Palmeiras busca quebrar sequência negativa contra o Fortaleza no Brasileirão. (0)
- 08:31: Regra de estrangeiros impacta timing ideal do Palmeiras na temporada de 2025 (0)
- 08:31: Palmeiras mantém invencibilidade e alcança melhor sequência de vitórias na temporada (0)
- 07:31: Próximo adversário do Palmeiras enfrenta sequência irregular antes do confronto no Brasileiro. (0)
- 06:51: Palpite para o confronto entre Fortaleza e Palmeiras no Brasileirão 2025. (2)
- 06:51: Palpite para o jogo entre Palmeiras e Bahia pelo Campeonato Brasileiro Feminino (0)
- 06:11: PROVÁVEL ESCALAÇÃO do Palmeiras: Fortaleza x Palmeiras hoje!! (0)
- 05:31: PRÓXIMO DUELO! Fortaleza vs Palmeiras: onde assistir (0)
- 01:11: CANDIDATO AO TÍTULO? Flávio Prado analisa plantel de Abel Ferreira no Palmeiras (0)
Até hoje eu não entendi porque a sede da Conmebol é no Paraguai e presidida por um paraguaio? Essa presidência nunca muda? Não tem eleição prá mudar?
Dirigente viajou, baitôla, queimador de ruela e soltador de cu. Voce merece ser empalado com um taco de beisebol.
Esse viado, baitola e queimador de ruela, frango deveria ser empalado. Brasileiro não é macaco seu paraguaio qualhira, frango e dador de cu.