O Palmeiras conheceu na noite de segunda-feira o caminho que percorrerá em busca do sonhado tetra na Libertadores de 2025: Sporting Cristal, do Peru; Bolívar, da Bolívia; e Cerro Porteño, do Paraguai. Nada inédito para o Verdão. Pela frente, contudo, terá a altitude de La Paz e o clube marcado pelo caso de racismo contra Luighi no Sub-20. Na saída da sede da entidade, inclusive, o vice do Palmeiras , Paulo Buosi, conversou com membros da diretoria do Cerro . O Verdão estreia diante do Sporting Cristal, no Peru, em data a ser divulgada pela Conmebol nesta segunda-feira. A fase de grupos da competição acontece entre 2 de abril a 28 de maio.
O Bolívar se destaca mais pelas condições geográficas do que pela qualidade técnica. É onde o Palmeiras enfrentará também a famosa altitude de La Paz, cenário em que há dificuldade respiratória e por vezes exige a montagem de um planejamento específico para minimizar a mudança. O Hernando Siles, utilizado pelo clube, é o estádio em maior altitude nesta edição da Libertadores, a 3.637 metros do nível do mar, muito acima do Olímpico Atahualpa, do El Nacional, em Quito, por exemplo. Em termos técnicos, porém, o time está sob o comando do argentino Flavio Robatto, avançou até as oitavas na última Libertadores, caindo para o Flamengo, e é o atual campeão da Liga Boliviana, de 2024. A temporada de 2025 no país só começa em 30 de março.
A equipe comandada pelo argentino Guillermo Farré é a atual vice-campeã da Liga Peruana, conquistada pelo Universitário, e faz uma campanha modesta neste início de temporada, aparecendo em oitavo lugar no torneio nacional após cinco partidas: duas vitórias, um empate e duas derrotas. Na Libertadores, porém, mesmo sendo o clube peruano com mais participações, somente desenhou uma campanha histórica como vice-campeã em 1997 e desde então não conseguiu mais se mostrar como ameaça. Na última edição, por exemplo, caiu ainda na pré-Libertadores. Dos três adversários sorteados, é o que menos enfrentou o Palmeiras .
É velho conhecido, com 15 confrontos ao longo da história, bom retrospecto alviverde e um detalhe a mais em 2025: o Cerro foi denunciado pelo Palmeiras à Conmebol pelo episódio de racismo contra Luighi na Libertadores Sub-20. A presidente Leila Pereira pediu a exclusão do clube da competição, portões fechados e multa máxima de 400 mil dólares, mas a Conmebol aplicou portões fechados, multa mínima de 50 mil dólares e uma postagem de conscientização nas redes sociais. Leila, pela decisão, não compareceu ao evento. O Cerro conta atualmente com o goleiro Gatito Fernández, ex-Botafogo, como um dos líderes, e é um clube acostumado a disputar a Libertadores, sendo quarto colocado em seis edições - entre 1973 e 2011 -, ainda que sem nunca ter conquistado o título.
1536 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro