O racismo não vai acabar se os clubes brasileiros, conjuntamente, fizerem um boicote aos torneios da Conmebol, mas a entidade que rege o futebol sul-americano sofreria um poderoso e histórico golpe que a obrigaria a ser muito mais enérgica no trato desse assunto. Após o comovente e corajoso desabafo do jovem palmeirense Luighi na Libertadores sub-20 , cobrando inclusive o repórter que o entrevistou oficialmente por não tratar dos casos de racismo no jogo contra o Cerro Porteño , a Conmebol foi colocada contra a parede para tomar uma posição mais dura sobre o tema. A punição dada ao time paraguaio, no entanto, foi branda e gerou enorme revolta no Brasil, tanto que o presidente da CBF , Ednaldo Rodrigues , e a presidente do Palmeiras , Leila Pereira , não foram ao sorteio da Libertadores e da Copa Sul-Americana em Luque, na Grande Assunção.
A fala (em português para tentar agradar aos brasileiros) do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, foi quase protocolar, lavando as mãos praticamente nos casos de racismo, pois esses seriam um problema da sociedade que o futebol não teria como combater mais seriamente. Para fechar (com chave de algo que certamente não é ouro), o máximo dirigente da Conmebol, com sorriso de orelha a orelha, solta uma frase (que ele diz ser popular) que a Libertadores sem brasileiros seria como o “Tarzan sem a Chita” , a macaca que acompanha o herói raiz de tantos filmes e série. Absurdo!
Brigar na Fifa para tentar destituir Alejandro Domínguez de seu posto é um caminho possível diante dessas barbaridades recentes em nosso continente, mas isso é um processo que passa muito por política de federação e dificilmente teria sucesso a curto e médio prazo. A ideia que partiu da valente Leila Pereira (ela tem seu defeitos, como todos, mas é firme em seus posicionamentos e não tem medo de comprar brigas pesadas) de que os clubes brasileiros saiam dos torneios da Conmebol merece sim ser discutida seriamente. Se não for possível para este ano por conta de contratos, multas e torneio em andamento, é algo que pode ser colocado como debate para os próximos anos.
Ou a Conmebol passa a punir racismo com muito mais do que US$ 50 mil e portões fechados em alguns jogos do torneio em questão ou então a maior economia da América do Sul abandona a Libertadores, a Sul-Americana e, consequentemente, a Recopa . Seria o fim da hegemonia recente dos brasileiros no continente, o que poderia ser um alento para os nossos vizinhos em seca de títulos, mas os cofres da Conmebol sentiriam forte abalo. Os valores pagos pela entidade têm aumentado bastante com a ajuda de clubes, patrocinadores e a imprensa do Brasil.
Se esse “grupo brazuca” vira as costas para a Conmebol, ela será a maior derrotada. O que ela pode fazer em retaliação? Atacar a seleção brasileira ? Talvez, mas não creio que ela impediria o país pentacampeão mundial de ir à Copa. Clubes brasileiros ficariam sim de fora do Mundial de Clubes e da Copa Intercontinental, mas simplesmente porque não venceriam mais a Libertadores nem ficariam em boa posição no ranking da Conmebol.
Os clubes ingleses ficaram cinco anos sem disputar as competições da Uefa, receberam uma punição dura, de forma coletiva, por conta do hooliganismo , a ação feroz de torcedores extremistas. Aqui na América do Sul, nós poderemos ver o contrário: times ficando fora de torneios por serem vítimas de violência, com seus jogadores e outros profissionais sendo provocados com gestos de macaco e outras ofensas racistas.
A Conmebol disse que uma espécie de comissão será montada para trabalhar em conjunto com os governos dos países filiados à entidade para tratar do combate ao racismo. Cada nação tem suas leis. Nós estamos no Brasil bem na frente na legislação contra o racismo e ainda assim vemos aqui seguidos casos, inclusive em nosso futebol (segurança do Palmeiras sentiu na pele isso no interior paulista há poucas semanas sendo ofendido por uma “autoridade”). No Paraguai, também tem lei para punir racismo, mesmo que branda (desde 2022 a legislação paraguaia prevê uma multa de ate R$ 7,8 mil para quem praticar “atos discriminatórios e racistas”).
O presidente do Cerro Porteño, Raúl Zapag, mostrou estar pouco preocupado com a causa ao dialogar sorridente com o vice-presidente do Palmeiras, Paulo Buosi, em meio ao sorteio da Libertadores. Enquanto o dirigente brasileiro falava da importância de todos se unirem na luta contra essa chaga da sociedade, o cartola paraguaio pedia para mudar de assunto e dizia com orgulho que a presidente Leila Pereira seria recebida em Assunção como uma “rainha” (mais uma vez, o Verdão terá o Cerro Porteño pela frente no nobre torneio).
De forma inegável, o tema do racismo é muito mais forte e dói no Brasil mais do que nos outros países do continente. E é bom lembrar que a América do Sul carrega uma série de preconceitos que são refletidos no futebol. Há ainda muita provocação contra pessoas de origem indígena, há discriminação por questões econômicas, com torcedores nos estádios inclusive rasgando notas de dinheiro para mostrar aos vizinhos que estão em situação mais favorável financeiramente, há rivalidades antigas que vêm de disputas fronteiriças e mesmo bélicas que levam à xenofobia, tem homofobia e misoginia de sobra ainda por aqui etc.
Quantas vezes não ouvimos aqui que os nossos vizinhos são todos “chicanos” (o México nem disputa mais os torneios da Conmebol faz tempo), que nada presta no Paraguai, que bolivianos, chilenos ou peruanos são “índios”? Eu descobri o ódio que existe, por exemplo, entre chilenos, peruanos e bolivianos viajando pelo continente como turista e também como jornalista. Um sentimento ruim que não vem do esporte, mas que chega ao futebol com força por esse ser uma manifestação popular de nosso continente, uma paixão que traz também muito de patriotismo e de provocação aos vizinhos.
Claro que tudo isso não vai deixar de existir se um país boicotar as competições da Conmebol, até porque no passado já houve abandonos e desistências de países pelos mais diferentes motivos. Só que neste momento eu acho que seria uma bela e forte mensagem do Brasil como país na luta contra o racismo. Causaria um impacto positivo dentro e fora do país, pois alguém enfim tomaria uma medida extrema que alerta para a gravidade desse problema abominável. Assim como a Inglaterra mudou do avesso no futebol após ser banida das competições da Uefa pela violência de seus torcedores, creio que a América do Sul seria um pouco diferente se surgir mesmo esse movimento nacional contra o racismo nos torneios da Conmebol. O calendário brasileiro, sabemos, é muito puxado e, de forma prática, até haveria mais respiro para os times do país. Sobre jogar na Concacaf, como até sugeriu a Leila Pereira, não acho legal nem muito viável. Se for para abandonar provisoriamente a Conmebol, que seja um período sabático, um momento de reflexão para os racistas e para aquelas autoridades que não entenderam ainda que essa praga da sociedade precisa ter punições severas, exemplares.
As opiniões contidas neste texto não refletem, necessariamente, a opinião da ESPN Brasil.
963 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas
Últimas notícias
-
20/4/2025
-
Baixe o aplicativo do Verdão Web para Android!
- 16:31: PALMEIRAS SE ARMA PARA BATALHA NO CASTELÃO! Expectativa alta e surpresas na preparação antes do confronto no Nordeste! (0)
- 15:51: Abel Ferreira opta por poupar Paulinho em jogo do Palmeiras contra Fortaleza. (0)
- 14:31: O CLIMA ESQUENTOU NA VÉSPERA DO CONFRONTO! Previsões, dúvidas e invencibilidade apimentam o duelo entre Fortaleza e Verdão! (2)
- 14:11: CRISE EXPLODE NO ADVERSÁRIO DO VERDÃO! Clube vive turbulência às vésperas do Mundial e preocupa torcida! (0)
- 13:11: MISTÉRIO NA ESCALAÇÃO DO VERDÃO AGITA A TORCIDA! Decisão importante nos bastidores antes do duelo contra o Fortaleza! (0)
- 11:11: Flaco López recebe sondagens de saída do Palmeiras, mas clube aguarda oferta oficial. (0)
- 08:51: VIROU CHACOTA! Memphis Depay relembra saída de bola inusitada contra o Palmeiras: -riram de mim (2)
- 08:31: Palmeiras busca quebrar sequência negativa contra o Fortaleza no Brasileirão. (0)
- 08:31: Regra de estrangeiros impacta timing ideal do Palmeiras na temporada de 2025 (0)
- 08:31: Palmeiras mantém invencibilidade e alcança melhor sequência de vitórias na temporada (0)
- 07:31: Próximo adversário do Palmeiras enfrenta sequência irregular antes do confronto no Brasileiro. (0)
- 06:51: Palpite para o confronto entre Fortaleza e Palmeiras no Brasileirão 2025. (2)
- 06:51: Palpite para o jogo entre Palmeiras e Bahia pelo Campeonato Brasileiro Feminino (0)
- 06:11: PROVÁVEL ESCALAÇÃO do Palmeiras: Fortaleza x Palmeiras hoje!! (0)
- 05:31: PRÓXIMO DUELO! Fortaleza vs Palmeiras: onde assistir (0)
- 01:11: CANDIDATO AO TÍTULO? Flávio Prado analisa plantel de Abel Ferreira no Palmeiras (0)
-
19/4/2025
- 20:10: Confronto entre Fortaleza e Palmeiras: informações e prováveis escalações do Brasileirão. (0)
- 19:10: VAI PRA SELEÇÃO? Milton Neves reforça pedido por Abel Ferreira na seleção após vitórias do Palmeiras (1)
- 18:50: Palmeiras recebe reforço importante para enfrentar Fortaleza no Brasileirão (1)
- 18:10: ELOGIADO! Ídolo do Palmeiras rasga elogios a Weverton em programa nacional (0)
- 16:30: Fortaleza x Palmeiras: Onde assistir e prováveis escalações (0)
- 16:10: DE SAÍDA? Palmeiras aceita negociar Flaco López com o River Plate por valor astronômico (2)
- 15:30: Palmeiras recupera solidez tática e destaque de reforço milionário no elenco. (0)
- 15:30: Dorosa recuperação: Mauricio retorna ao Palmeiras após dois meses lesionado. (0)
- 15:30: Palmeiras sedia torneio feminino inédito no Brasil com grande expectativa de público. (0)
- 14:30: FIM DE JOGO! Palmeiras sub-15 e sub-17 vencem Atlético Mogi no Paulista com autoridade (0)
- 14:10: Preparação final do Palmeiras com treino tático antes de encarar Fortaleza. (1)
- 14:10: Treino do Palmeiras para aprimoramento técnico e tático visando próximos desafios. (0)
- 12:50: Transição física de Zé Rafael no Santos pode antecipar estreia do ex-Palmeiras. (1)
- 11:30: PALMEIRAS SEGUE SE REFORÇANDO! Movimentação nos bastidores pode agitar o elenco alviverde! (3)
- 11:30: PAULINHO SEGUE SENDO MISTÉRIO NO VERDÃO! Movimentação nos bastidores intriga a torcida palmeirense! (1)
- 10:10: MOVIMENTAÇÃO PESADA NOS BASTIDORES! Negociações agitadas colocam dois gigantes do futebol brasileiro em rota de colisão no mercado! (1)
- 09:10: Fortaleza e Palmeiras com vantagem dos mandantes em confronto decisivo. (0)
- 07:10: TÉCNICOS EM FOCO NO BRASILEIRÃO! Fortaleza e Palmeiras prometem duelo quente entre dois dos comandantes mais respeitados do país! (0)
- 06:10: Palmeiras busca quebrar tabu contra Fortaleza no Castelão com série invicta como visitante (0)
- 05:30: FORTES EMOÇÕES NA ARENA CASTELÃO! O duelo promete intensidade e pode mexer com a parte de cima da tabela! (1)
- 04:50: PALMEIRAS FAZ OS ÚLTIMOS AJUSTES! Expectativa alta para mais um desafio longe de casa no Brasileirão! (0)