A declaração feita por Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, de que a Libertadores sem times brasileiros seria como "Tarzan sem Chita" repercutiu mal no Palmeiras. Para a presidente Leila Pereira, além de desastrosa, o comentário parece uma provocação no momento em que os clubes brasileiros, incluindo o Verdão, sobem o tom contra atos racistas. Foi a dirigente alviverde quem citou a possibilidade de as equipes ligadas à CBF deixarem a Conmebol e se juntarem à Concacaf se ações mais duras não fossem tomadas. – Quando vi a declaração do presidente Alejandro Domínguez, confesso que custei a acreditar que ela fosse verdadeira. Achei até que pudesse ser um vídeo manipulado por Inteligência Artificial. Aliás, pensando bem, acho que nem mesmo a Inteligência Artificial seria capaz de produzir uma declaração tão desastrosa quanto esta – detonou. – Não é possível que, mesmo após o caso de racismo do qual os atletas do Palmeiras foram vítimas no Paraguai, o presidente da Conmebol faça uma comparação abominável como a que ele fez. Parece até uma provocação ao Palmeiras e aos demais clubes brasileiros – prosseguiu.
Luighi, atacante do Verdão, foi alvo de ofensas racistas no jogo da Libertadores sub-20, em jogo contra o Cerro Porteño, do Paraguai. Desde então, o Palmeiras tem cobrado uma posição mais dura da Conmebol para coibir esses casos. O clube pediu aplicação de multa máxima - de 400 mil dólares, por reincidência -, portões fechados na Libertadores Sub-20 como punição preventiva e a exclusão do Cerro Porteño da competição. A Conmebol, porém, determinou multa mínima - de 50 mil dólares -, portões fechados na Libertadores Sub-20, com o time já eliminado em campo, e a postagem de uma mensagem de conscientização, que está tomada de comentários racistas por parte da torcida. Como reação à punição considerada branda demais, Leila Pereira não viajou ao Paraguai acompanhar ao sorteio dos grupos da Libertadores. O vice-presidente Paulo Buosi foi o representante do Palmeiras. Para a dirigente, o caso só reforça o fato de que a Conmebol não entende como enfrentar o racismo. – A declaração do presidente Alejandro demonstra, mais uma vez, a dificuldade da Conmebol em compreender o que é racismo. Se as pessoas que comandam o futebol sul-americano nem sequer sabem o que é racismo, como serão capazes de combatê-lo? – questionou. – O Palmeiras, juntamente com a Libra e a LFU, enviou uma carta à Fifa pedindo providências e apontando a necessidade de penas mais rigorosas em episódios de racismo no futebol. Seguiremos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para combater este crime, mas precisamos da ajuda de todos! – Os clubes brasileiros são responsáveis pela grande maioria das receitas geradas pela Conmebol e, juntos, têm de se impor para cobrar a aplicação de penas exemplares em casos de racismo. Repito: a impunidade é a semente do próximo crime – completou. Declaração surpreende dirigentes.
Dirigentes de clubes brasileiros que foram ao Paraguai para o sorteio da Libertadores demonstraram incredulidade após a divulgação da declaração de Alejandro Dominguez. Em conversas, citaram terem visto o vídeo mais de uma vez para se assegurarem de que não se tratava de uma montagem. Logo cedo, clubes filiados à Libra se movimentaram para exigir uma retratação do presidente da Conmebol, que veio pouco depois, com uma nota publicada nas redes sociais. A declaração deu mais argumentos aos clubes brasileiros, que têm aumentado o tom nas cobranças contra o dirigente paraguaio. Apesar disso, por ora, não acredita num movimento que possa levar à saída de Domínguez do cargo.
1989 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro