O Cerro Porteño divulgou nota na noite desta quarta-feira, após o sorteio que colocou o time paraguaio no grupo do Palmeiras na Conmebol Libertadores. O clube promete ações para coibir atos discriminatórios em seu estádio "como sempre fez". O posicionamento vem depois de Luighi, jogador do Verdão, ter sofrido racismo de um torcedor do Cerro, no encontro entre as equipes na Libertadores sub-20. Desde então, o Palmeiras tem cobrado posições firmes da Conmebol e punições ao time paraguaio. No sorteio realizado segunda-feira, o vice-presidente Paulo Buosi teve uma conversa com diretores do Cerro e reforçou o pedido por ações práticas contra o racismo.
Após o ato contra Luighi, o Palmeiras pediu aplicação de multa máxima - 400 mil dólares, por reincidência -, portões fechados na Libertadores Sub-20 como punição preventiva e a exclusão do Cerro Porteño da competição. A Conmebol, porém, determinou multa mínima - de 50 mil dólares -, portões fechados na Libertadores Sub-20, com o time já eliminado em campo, e a postagem de uma mensagem de conscientização, que está tomada de comentários racistas por parte da torcida do Cerro.
Como reação à punição considerada branda demais, Leila Pereira não viajou ao Paraguai acompanhar ao sorteio dos grupos da Libertadores. O vice-presidente Paulo Buosi foi o representante do Palmeiras. Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, deu uma declaração que repercutiu mal no evento. O dirigente respondeu que a Libertadores sem times brasileiros seria impossível, como Tarzan sem Chita, seu macaco de estimação. Ele se retratou após isso. Leila Pereira, presidente do Palmeiras, criticou a fala, definida por ela como desastrosa.
Palmeiras e Cerro Porteño se enfrentarão nos dias 9 de abril, no Allianz Parque, e 7 de maio, no Paraguai.
Veja a nota oficial do Cerro Porteño O Clube Cerro Porteño informa que, após o resultado do sorteio da fase de grupos correspondente à Copa Libertadores, que resultou na disputa entre nossa instituição e a SE Palmeiras no mesmo grupo, e, à luz dos últimos acontecimentos, desejamos manifestar à opinião pública o que vem a seguir: 1. Certamente, é uma realidade que o flagelo da discriminação e da violência está profundamente enraizado na sociedade, não só na América Latina, mas em todo o mundo. Esses comportamentos incompreensíveis são levados para diversas áreas, como o futebol, mas não têm origem nem nascem aí. 2. O Cerro Porteño, conforme prometido, tem realizado diversas tarefas de investigação junto de instituições do Estado e de sensibilização dos torcedores, em consequência de acontecimentos de conhecimento público. 3. Em relação aos eventos desportivos que o Clube Cerro Porteño irá realizar como mandante nesta próxima fase, comprometemo-nos a tomar absolutamente todas as medidas de segurança e prevenção para garantir o desenvolvimento pacífico, sem violência ou atos discriminatórios de qualquer tipo, como sempre fizemos. 4. Pela nossa parte, manifestamos publicamente a nossa preocupação com os inúmeros comentários nas redes sociais e declarações noutros meios de comunicação, que só resultarão no agravamento do ânimo dos torcedores. 5. Por este motivo, apelamos por contenção e prudência, aos torcedores em geral, bem como os dirigentes das instituições desportivas, a comportarem-se de acordo com a regulamentação em vigor, bem como de acordo com as regras básicas de convivência, com o desejo de alcançar eventos desportivos pacíficos entre todos, dentro e fora do campo de jogo. 6. A conduta dos dirigentes dos clubes deve servir de exemplo para os seus torcedores, demonstrando assim moderação e respeito mútuo. 7. Acreditamos firmemente que é nosso dever trabalharmos juntos como clubes desportivos que somos, com o desejo de sensibilizar a opinião pública e aplicar os mecanismos pertinentes para retirar do futebol todo o tipo de comportamento discriminatório, todo o tipo de comportamento agressivo e violento, enfim, todo o tipo de comportamento que produza desunião entre as pessoas. Por tudo isto, estamos disponíveis para dialogar com os nossos pares num quadro de decoro, cortesia e respeito recíproco. Do Club Cerro Porteño reafirmamos o nosso compromisso inabalável em promover o futebol com respeito dentro e fora do campo, sem qualquer tipo de violência.
795 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Abel explica saída de Vitor Roque e comenta novas regras da CBF
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
GOOOOOOOL DO PALMEIRAS! FLACO LOPEZ ABRE O PLACAR! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Patrocinador do Palmeiras pede recuperação judicial e acende alerta
Palmeiras tenta quebrar tabu contra o Vitória no Brasileiro