Mais um caso de racismo foi flagrado em jogo da Libertadores envolvendo time brasileiro. Dessa vez, nesta quinta-feira, um torcedor do Sporting Cristal foi visto fazendo gesto racista em direção ao setor que abrigava torcedores do Palmeiras, no Estádio Nacional, do Peru, em Lima, após o confronto entre as equipes. O Verdão saiu vencedor do duelo, por 3 a 2, com gols de Estêvão, Piquerez e Richard Ríos. Com o resultado, o time de Abel Ferreira fica na vice-liderança do Grupo H, com três pontos.
No vídeo, publicado no perfil do torcedor Rodrigo Wirth, é possível ver um torcedor do time peruano imitando um macaco em direção à torcida do Palmeiras. O Verdão, por meio das redes sociais, se pronunciou sobre o ocorrido e lamentou a reincidência, além de cobrar o Sporting Cristal e a Conmebol por providências. "É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol. A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos", disse o Palmeiras. "Racismo não é provocação! Racismo é crime!", ressaltou.
Este é mais um episódio de racismo em jogos de clubes brasileiros no América do Sul. Na última quarta-feira, um torcedor do Talleres também foi flagrado fazendo gestos racistas para a torcida do São Paulo, que venceu os argentinos por 1 a 0, em Córdoba. Recentemente, o assunto ganhou ainda força com o caso Luighi, atacante do Palmeiras, na Libertadores sub-20. O garoto foi alvo de ofensas racistas na vitória alviverde de 3 a 0 contra o Cerro Porteño, e chorou ao denunciar o crime em entrevista. O clube paraguaio foi multado em 50 mil dólares, punição que foi considerada branda e criticada pelo Verdão.
Na última semana, a Conmebol criou uma força-tarefa para encontrar formas de erradicar o racismo, a discriminação e a violência no futebol sul-americano. A organização é liderada pelo ex-atacante brasileiro Ronaldo Nazário, pela ex-secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, e por Sergio Marchi, presidente da FIFpro. A força-tarefa também incluirá outras estrelas do futebol sul-americano e especialistas jurídicos. A Conmebol prometeu que a missão da equipe será formular políticas eficazes e estabelecer mecanismos de prevenção e sanção que contribuam para combater o racismo e a violência.
960 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!
Desfalque de última hora? Craque do Palmeiras se lesiona e desfalque o Palmeiras por diversos jogos!