A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou, em nota, nesta segunda-feira, o afastamento por tempo indeterminado dos árbitros de campo e do VAR das partidas Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras, realizadas no último fim de semana, pela segunda rodada do Brasileirão. Em ambas, a atuação da arbitragem foi pivô de polêmicas e muita reclamação dos clubes que se julgaram injustiçados - casos da Raposa e do Rubro-negro.
Para tomar a decisão, a comissão de arbitragem da CBF diz ter se baseado no parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que "constatou equívocos cometidos pelos profissionais nos jogos", descreve a nota. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia - explicou Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão de arbitragem da CBF.
A CBF também anunciou nesta segunda a realização de treinamentos específicos para árbitros e assistentes que atuam na Série A a partir da próxima semana. Os profissionais irão se apresentar no campo do clube da Aeronáutico (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, dia 15. A espécie de intensivão faz parte do "projeto de profissionalização da categoria" anunciado em fevereiro pelo presidente da entidade máxima do futebol nacional, Ednaldo Rodrigues, justificou o texto da Confederação.
Em Internacional 3 a 0 Cruzeiro, o lance de reclamação dos cruzeirenses ocorreu no primeiro tempo, quando, aos 20 minutos de jogo, Jonathan Jesus foi expulso com vermelho direto em lance com Wesley, do Colorado. O VAR confirmou a decisão do campo e não chamou o juiz para rever o lance. Minutos depois, o Inter abriria o placar no Beira Rio, depois ampliando a vantagem. Ao final do duelo, Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro, prometeu ir à CBF para contestar a expulsão.
Na Ilha do Retiro, a polêmica com a arbitragem veio nos minutos finais do confronto, que àquela altura estava empatado em 1 a 1. O árbitro Bruno Arleu de Araújo viu toque de Matheus Alexandre em disputa de bola com Rafael Veiga e assinalou pênalti, convertido por Piquerez. O Sport reclamou de um claro toque do jogador na bola. O VAR, comandado pelo carioca Rodrigo Nunes de Sá, checou o lance e só terminou por sustentar a avaliação de campo de Arleu, confirmando, portanto, a penalidade.
Assist: tudo sobre o Sport no ge, na Globo e no sportv
1335 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!
Desfalque de última hora? Craque do Palmeiras se lesiona e desfalque o Palmeiras por diversos jogos!