Torcida do Palmeiras denuncia Conmebol por racismo em jogo contra Cerro Porteño.

9/4/2025 20:45

Torcida do Palmeiras denuncia Conmebol por racismo em jogo contra Cerro Porteño.

Torcida do Palmeiras denuncia Conmebol por racismo em jogo contra Cerro Porteño.

A torcida do Palmeiras distribuiu cartazes entre postes e muros ao redor do Allianz Parque com os dizeres "Conmebol racista" e "Racismo não! Estamos atentos!". O clube recebe o Cerro Porteño, nesta quarta-feira, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, um mês depois do ataque racista de torcedores do clube paraguaio ao atacante Luighi, durante a Libertadores Sub-20. O episódio no início de março - marcado pelo desabafo de Luighi em entrevista - provocou cobranças do Palmeiras à Conmebol e uma denúncia contra o Cerro Porteño, assinada também pelos clubes da LFU e Libra no Brasil - exceto o Flamengo. O Cerro Porteño recebeu uma punição mínima: 50 mil dólares de multa - diante do pedido de 400 mil dólares do Palmeiras -, a ordem de portões fechados no torneio, do qual estava eliminado em campo, e a obrigação de fazer uma postagem de conscientização - que está recheada de comentários racistas. O Palmeiras criticou as punições impostas.

Dias após as agressões, as diretorias de Palmeiras e Cerro se encontraram no sorteio da Libertadores - em que os clubes caíram na mesma chave. O vice-presidente Paulo Buosi cobrou mudanças em rápida conversa com os dirigentes do time paraguaio. Na ocasião, inclusive, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, fez uma analogia racista, dizendo que a Libertadores sem brasileiros seria como "Tarzan sem a Chita". Os clubes e o governo brasileiro repudiaram a fala do dirigente, que restringiu os comentários em suas redes sociais e pediu desculpas, alegando ter utilizado "uma frase popular". Ao fim do mês, a presidente Leila Pereira recebeu a senadora paraguaia Lilian Samaniego , que se comprometeu a propor um projeto de lei que endureça as punições contra o racismo no país. Na estreia do Brasileiro, quando recebeu o Botafogo no Allianz Parque, o Palmeiras também puxou uma ação conjunta com o clube carioca - com o qual disputou diretamente os últimos dois títulos da Série A - em campanha contra o racismo. E divulgou nos telões do estádio o novo protocolo da Fifa, com o símbolo universal para denunciar agressões nos jogos.

Veja o vídeo abaixo.


750 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade