Apf Cobra Punição e Cbf Promete Medidas por Caso de Racismo

10/4/2025 18:20

Apf Cobra Punição e Cbf Promete Medidas por Caso de Racismo

Apf Cobra Punição e Cbf Promete Medidas por Caso de Racismo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se manifestou na tarde desta quinta-feira sobre o caso de racismo de um torcedor do Palmeiras em direção à torcida do Cerro Porteño. O Alviverde repudiou o fato e revelou já estar tomando as providências para puni-lo . Mais cedo, a Associação Paraguaia de Futebol enviou uma carta ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, repudiando o caso e pedindo punição ao Palmeiras. "Por isso, solicitamos que sejam aplicadas as mais severas e exemplares sanções ao Palmeiras por esses atos de racismo que atentam contra os valores do esporte. Como mencionado, esses atos são considerados crimes no Brasil, e esperamos que esse criminoso seja identificado e receba as penas mais severas", diz parte do comunicado da APF. Através e nota, a CBF disse que "adotará todas as medidas cabíveis para apurar com rigor a agressão racista" e que terá a mesma postura de denunciar formalmente à Conmebol e à Fifa os clubes envolvidos pelos atos praticados por seus torcedores, como aconteceu em casos anteriores recentemente nos seguintes jogos: Cerro Porteño x Palmeiras pela Libertadores sub-20, Talleres x São Paulo e Sporting Cristal x Palmeiras. Pela manhã desta quinta-feira, o Palmeiras divulgou nota dizendo estar ciente do ocorrido e que iria abrir um boletim de ocorrência para apurar o caso e ainda prometeu penalizar o torcedor após sua identificação. O vídeo que circula nas redes sociais mostra um torcedor no Gol Sul, virando para a torcida do Cerro Porteño, localizada na parte superior do Allianz Parque, e fazendo gestos racistas em direção aos paraguaios.

Fonte: APF - Twitter

La APF repudia actos de racismo Tras los hechos ocurridos en el juego Palmeiras vs. Cerro Porteño, por la CONMEBOL @Libertadores . ??? Los detalles: https://t.co/TXEPEi784i pic.twitter.com/zfrrgv6Jqf — APF (@APFOficial) April 10, 2025

Dentro de campo, o Verdão venceu por 1 a 0, com gol de Richard Ríos, e segue com 100% de aproveitamento na Copa Libertadores. O Palmeiras é o líder do grupo G, com seis pontos conquistados. No comunicado a entidade paraguaia reclama de que a denúncia de Romero, do Corinthians, sobre o Brasil ser um país racista não teve o mesmo nível de repúdio ao caso de Luighi, que foi vítima de racismo durante jogo do sub-20. "Nossos jogadores já se manifestaram em diversas ocasiões que são alvos de atos racistas no futebol brasileiro, porém, a denúncia do paraguaio Ángel Romero não gerou o mesmo nível de condenação que o ataque reprovável sofrido pelo jogador Luighi", diz a nota. Veja a nota da CBF: " A CBF reafirma seu compromisso de tolerância zero no combate ao racismo e adotará todas as medidas cabíveis para apurar com rigor a agressão racista cometida por um torcedor do Palmeiras em direção aos torcedores do Cerro Porteño na partida da última quarta-feira (9), realizada no Allianz Parque, pela Libertadores. A postura da CBF será a mesma adotada nos casos anteriores em que denunciou formalmente à Conmebol e à Fifa os clubes envolvidos pelos atos praticados por seus torcedores: Cerro Porteño x Palmeiras pela Libertadores Sub-20, Club Atlético Talleres x São Paulo Futebol Clube e Sporting Cristal x Sociedade Esportiva Palmeiras.

O racismo no esporte, além de ser uma afronta à dignidade humana, compromete os valores de respeito, inclusão e igualdade que devem nortear as competições esportivas. Combater o racismo não é uma opção, mas uma obrigação de todos que acreditam na justiça e na igualdade dentro e fora de campo " Veja a carta da Associação Paraguaia de Futebol: " A Associação Paraguaia de Futebol (APF), em conjunto com os clubes paraguaios da Primeira Divisão, condenam veementemente os atos de racismo sofridos por torcedores e jogadores do Club Cerro Porteño durante a partida contra a Sociedade Esportiva Palmeiras, na última quarta-feira, 9 de abril, no Allianz Parque, em São Paulo, às 21h30. O ocorrido horas antes do encontro, onde houve incitação à violência, nos deixou em alerta e pedimos ajuda ao Consulado Paraguaio naquele país. Como líderes, devemos ser consistentes e pedir aos nossos fãs que não incitem violência, racismo ou discriminação. Consideramos absolutamente inaceitável que esses eventos continuem ocorrendo no futebol. Por isso, solicitamos que sejam aplicadas as mais severas e exemplares sanções ao Palmeiras por esses atos de racismo que atentam contra os valores do esporte. Como mencionado, esses atos são considerados crimes no Brasil, e esperamos que esse criminoso seja identificado e receba as penas mais severas. Apoiamos plenamente o trabalho que a Conmebol está realizando por meio da iniciativa de uma equipe dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e implementação de estratégias para erradicar o racismo, a discriminação e a violência no futebol sul-americano, sabendo que esses eventos sociais prejudicam o nosso esporte e que devemos fazer parte da solução.


1029 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade