Com a vitória por 2 a 0 sobre o Bolívar, no Allianz Parque, o já classificado Palmeiras também garantiu de forma antecipada a melhor campanha geral da CONMEBOL Libertadores. E o feito não é algo inédito no histórico recente do Verdão na competição - muito pelo contrário.
Esta foi a sexta vez nas últimas oito edições da Libertadores que o Palmeiras terminou a fase de grupos com o melhor desempenho. Mas como terminaram as campanhas do clube cada vez que isso aconteceu?
Em 2018, ainda sob o comando de Roger Machado, o Alviverde somou 16 pontos na fase de grupos, sem perder um jogo sequer. Quem chegou mais perto da pontuação foi o Grêmio (14). O Palmeiras terminou a campanha caindo nas semifinais para o Boca Juniors, depois de deixar para trás Cerro Porteño e Colo-Colo no mata-mata.
No ano seguinte, com Felipão no comando, o Verdão repetiu o feito, mas com 15 pontos somados na fase de grupos, levando vantagem nos critérios de desempate com o Cruzeiro, que teve a mesma pontuação. Nas oitavas, o Palmeiras passou sem sustos pelo Godoy Cruz, mas nas quartas caiu para o Grêmio no critério do gol qualificado - ainda presente no regulamento - após empate por 2 a 2 no agregado final.
Em 2020 também foi assim. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo na fase de grupos, o clube somou 16 pontos, superando o Santos nos critérios de desempate. A partir do mata-mata, Abel Ferreira assumiu o time e o levou ao título diante do próprio Peixe, em pleno Maracanã.
Em 2021 foi uma exceção em meio ao contexto, e o Palmeiras teve a segunda melhor campanha, com 15 pontos, um a menos do que o Atlético-MG, que terminou na liderança geral. E assim como na edição anterior, Abel foi novamente campeão, deixando Universidad Católica, São Paulo e Atlético-MG pelo caminho no mata-mata antes de levantar a taça pela terceira vez em sua história diante do Flamengo na decisão, em Montevidéu.
Em 2022, o Palmeiras voltou a terminar a fase de grupos com a melhor campanha geral e somou 18 pontos, com 100% de aproveitamento, ou seja, seis vitórias consecutivas. O sonho de uma terceira conquista em sequência teve fim na semifinal, quando o Athletico-PR, que foi vice para o Flamengo em Guaiaquil, eliminou o Verdão em pleno Allianz Parque.
No ano seguinte, com 15 pontos somados, o Alviverde teve mais uma vez a melhor campanha geral na fase de grupos e chegou novamente à semifinal, caindo agora para o Boca Juniors, finalista contra o campeão Fluminense. Já no ano passado, o Verdão teve o seu pior desempenho das últimas edições. Apesar da liderança do seu grupo, o Palmeiras teve apenas a terceira melhor campanha, com 14 pontos somados, e caiu já nas oitavas para o Botafogo, que terminou como campeão inédito.
Na atual edição, o Palmeiras tem 15 pontos somados, com 100% de aproveitamento, e pode fechar a fase de grupos com seis vitórias, assim como foi em 2022. O melhor desempenho dá ao Alviverde a vantagem de decidir os jogos do mata-mata como mandante, exceto na final, que é em campo neutro e em jogo único.
Próximos jogos do Palmeiras:
Red Bull Bragantino (F): 18/05, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão
Ceará (C): 22/05, 19h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
Flamengo (C) (25/05), 16h (de Brasília) - Brasileirão
1449 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!