As cinco vitórias em cinco jogos na Conmebol Libertadores de 2025 deram ao Palmeiras a melhor campanha da fase de grupos pela sexta vez nas últimas oito edições. O feito não empolgou Abel Ferreira, que adotou um discurso para evitar o relaxamento na Academia de Futebol. – Não tem como se preparar relaxando – declarou, ao responder se o fato de já ter a primeira posição geral poderia fazê-lo poupar atletas na rodada final, contra o Sporting Cristal. A um mês da estreia na Copa do Mundo de Clubes, o Palmeiras vive seu melhor momento: é líder do Campeonato Brasileiro, o único time com 100% de aproveitamento na Libertadores e vai definir uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil com a vantagem do empate com o Ceará.
– Parece que o que o Palmeiras faz é fácil, mas não esqueço das críticas que vocês fizeram (no início do ano). Aqui é assim que funciona. Em uma semana, o treinador é espetacular, na outra é chamado de burro e pardal. Em uma semana chamam de bagre o jogador e na outra pedem para ser internacional – relativizou Abel. O tom das declarações após a vitória sobre o Bolívar foi neste sentido. Ter a consciência de que um vacilo pode fazer o clima tranquilo mudar no momento chave da temporada, com mais cinco jogos a disputar antes da Copa do Mundo de Clubes. Por isso, o técnico se recusa a falar em poupar e rodar o elenco, mesmo que a cada partida faça mudanças na escalação.
O discurso de que não há titulares pode parecer vazio da porta para fora da Academia de Futebol, mas é adotado pelos jogadores, também. – A concorrência é acirrada, com respeito. Não temos vaidade, ego e isto é importante – atestou Mauricio. – Aqui é difícil ter lugar garantindo e tem que demonstrar a cada jogo que receber oportunidade. A concorrência é grande, vai ter jogo que alguém vai estar mais desgastado, jogos próximos – prosseguiu.
Além de tentar manter o elenco motivado, Abel entende que a estratégia de não definir titulares é uma forma de driblar um problema que reclama desde que chegou no Brasil, há cinco anos. – Em função do calendário, o pior que apanhei, é uma semana de cada vez. Daqui a três dias vamos jogar contra um time que está há uma semana preparando para o jogo (o Bragantino). Tenho sexta recuperação e sábado (treino). Quanto tempo vou ter para treinar para o Bragantino? E o Bragantino há uma semana vendo como jogamos – refletiu.
O Palmeiras volta a campo neste domingo, quando visita o Bragantino, pela 9ª rodada do Brasileirão. Este será um confronto direto pelas primeiras colocações, pois o Verdão lidera com 19 pontos, e o Bragantino vem na terceira posição, com 17.