Um novo laudo pericial, contratado pelo departamento jurídico do Palmeiras, indicou que o vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP), Fábio Marcondes (PL), pronunciou a palavra “macaco” contra um segurança do Palmeiras. O caso é investigado por injúria racial e ocorreu após o jogo entre o Verdão e o Mirassol, pelo Campeonato Paulista, no dia 23 de fevereiro. A TV TEM pediu um posicionamento para a defesa de Fábio Marcondes e do Palmeiras, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O documento de 21 páginas, que foi obtido pela reportagem na terça-feira (20), é de um instituto de perícias de Curitiba e detalha o áudio do vídeo, feito por uma equipe de reportagem da TV TEM, que registrou a briga. Na imagem, Marcondes aparece xingando o funcionário de "lixo". Na sequência, quando o vice-prefeito está de costas para a câmera, é possível ouvir um grito. Imediatamente, um dos seguranças diz: “Racismo, não”.
Na análise do instituto, a perícia fez uma transcrição fonética e comprovou que o vídeo não sofreu edição que alterasse a fala de Fábio Marcondes. – Identificado foi a formação do ataque silábico e nasalização da consoante “m”, em consistência ao núcleo esperado pela própria continuidade da fala – cita o documento. No começo das investigações, um primeiro laudo, feito pelo Instituto de Criminalística de São Paulo, apurou que a frase do vice-prefeito foi “paca”.
De acordo com a análise pericial anexada ao inquérito, o vocábulo “véa” ou “véio” aparece duas vezes. Na semana passada, porém, a Polícia Civil de Rio Preto solicitou ao instituto um novo exame complementar. Na requisição, a polícia aponta que, foneticamente, as palavras supostamente de cunho racista são audíveis.
Marcondes prestou depoimento na Delegacia Seccional de Polícia em Rio Preto. Conforme apurado pela TV TEM, Marcondes negou à polícia que tenha cometido racismo. Além do vice-prefeito, o delegado colheu o depoimento de outras 11 pessoas. A perícia complementar deve ser uma das últimas etapas do inquérito.
Após a análise, caso não haja mais nenhuma diligência, a polícia vai remeter os autos para a Justiça de Mirassol, com apreciação também do Ministério Público. Após o caso, em meio às investigações, Fábio Marcondes se licenciou do cargo de vice-prefeito por três vezes, além de pedir exoneração do cargo de secretário de Obras. Ele reassumiu a função cerca de 20 dias depois.
1458 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!