A derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950 é importante para entender o termo "complexo de vira-latas", cunhado pelo escritor Nelson Rodrigues nos anos seguintes, para descrever o sentimento de inferioridade que os brasileiros sentiriam em relação a outros países.
O Maracanaço também é algo fundamental para compreender a organização da Copa Rio de 51, novamente no Brasil. Oficialmente denominada como Torneio Internacional de Clubes Campeões, a disputa foi vencida pelo Palmeiras, que entende ter sido aquele o primeiro Mundial da história.
É esse o ponto de partida da minissérie "Copa Rio, Vira-Latas e o Supermundial", que estreia no Disney+ neste sábado (24), já com todos seus três episódios disponíveis.
A produção da ESPN discute os reflexos daquele torneio e de outras competições interclubes até chegar ao Mundial de Clubes de 2025.
A derrota da seleção brasileira para os uruguaios é importante para a Copa Rio porque é o sentimento de tristeza que motiva a CBD (Confederação Brasileira de Desportos, equivalente à atual CBF) a buscar junto à Fifa a benção para organizar uma nova competição de caráter mundial, em tentativa de resgatar a autoestima dos torcedores.
Destal vez, a participação seria de clubes campeões de seus países. O nacionalismo entra em campo, o Brasil se veste de verde e vê o Palmeiras ser campeão "contra a Itália", representada pela Juventus - o torneio também contou com a participação do Vasco entre equipes brasileiras, mas os cariocas perderam a semifinal justamente diante dos paulistas.
"Eu estava passando minhas férias em Santos. E a minha grande recordação é o corso na Avenida da Praia, em Santos, com todos os carros enfeitados de folhas de palmeiras. Aquele jardim da praia, as palmeiras ficaram quase sem folhas. Todo mundo festejando a grande conquista do Palmeiras, que foi, indiscutivelmente, uma conquista que reabilitava, o entusiasmo ao futebol brasileiro, pela repercussão que teve", contou Mustafá Contursi, ex-presidente do Palmeiras, na minissérie.
O título aplaca um pouco a decepção do ano anterior, mas o Brasil só vai virar sinônimo de futebol mesmo após os títulos da Copa do Mundo de 1958 e 62 e também o bicampeonato intercontinental de clubes do Santos de Pelé, vencendo Benfica (Portugal) e Milan (Itália), em 1962 e 63.
A nova competição que reunia o campeão europeu contra o sul-americano enterrou de vez as memórias da Copa Rio. O torneio ganhou prestígio com a ida ao Japão, a partir da década de 80.
4056 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!