Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam domingo (1º), às 19h30, no Mineirão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, em confronto direto pela liderança.
O Verdão é o líder, com 22 pontos, e a Raposa está em terceiro lugar, com 20 – para alcançar o primeiro lugar, o time celeste, além de vencer, precisa contar com tropeço do Flamengo, que tem 21 pontos e recebe o Fortaleza, no Maracanã, também no domingo (1º), às 18h30.
O momento das duas equipes é bem diferente daquele dos últimos três duelos disputados no Mineirão. Nessas partidas, sempre havia um forte desequilíbrio entre os adversários. Em 2019, o Cruzeiro foi rebaixado para a Série B no jogo contra o Palmeiras. Em 2023, o Verdão foi campeão brasileiro diante da Raposa. E, no ano passado, enquanto o time paulista ainda brigava pelo título, a equipe celeste via reduzirem as chances de se classificar para a Libertadores. Derrota para o Palmeiras em 2019 marcou o primeiro rebaixamento do Cruzeiro
Pelo Brasileiro de 2019, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentaram na última rodada, em 8 de dezembro, no Mineirão. A Raposa estava ameaçada pelo inédito rebaixamento para a Série B e, com a derrota por 2 a 0, terminou em 17º lugar, não conseguindo se manter na elite do futebol brasileiro.
Mesmo com a vitória, o Palmeiras não ultrapassou o Santos e terminou o campeonato em terceiro lugar – o Flamengo foi o campeão. Os dois gols do Verdão foram marcados no segundo tempo, por Zé Rafael e Dudu. O jogo foi interrompido antes do tempo normal, por falta de segurança, devido a tumulto provocado pela torcida do Cruzeiro nas cadeiras. O treinador da Raposa era Adilson Batista.
No ano em que voltou à Série A, 2023, o Cruzeiro voltou a enfrentar o Palmeiras na última rodada do Brasileiro, no Mineirão. Com o empate por 1 a 1, em 6 de dezembro, o Verdão conquistou o 12º título brasileiro. A Raposa, sob o comando de Paulo Autuori, terminou em 14º lugar. Os gols do jogo foram de Endrick, para o Palmeiras, e Nikão, para os donos da casa.
No ano passado, mais uma vez, o confronto no Mineirão foi disputado no fim do campeonato, mas agora na penúltima rodada. A partida foi realizada com portões fechados, por determinação da CBF, após o Ministério Público de Minas Gerais solicitar torcida única por causa de violentos confrontos recentes entre torcedores de Cruzeiro e Palmeiras. No dia 4 de dezembro, o time paulista venceu por 2 a 1, de virada.
Matheus Pereira marcou para a Raposa, e Maurício e Estevão, de falta, viraram. Com a vitória, o Palmeiras, três pontos atrás do líder (e futuro campeão) Botafogo, manteve as chances de conquistar o título. O Cruzeiro, do técnico Fernando Diniz, ficou um ponto atrás do Bahia, na nona colocação, e não conseguiu tirar a diferença na última rodada, na briga pela última vaga na Copa Libertadores de 2025.
2532 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!