O Palmeiras inaugurou o Centro de Recovery e Neurociência, que fica no centro de excelência da Academia de Futebol e tem o objetivo de elevar permanentemente a qualidade da estrutura oferecida aos seus atletas e assim aperfeiçoar o desempenho esportivo da equipe profissional. Integrado ao Núcleo de Saúde e Performance (NSP), o novo espaço visa otimizar as recuperações física e mental dos jogadores por meio de diferentes atividades, técnicas e terapias, como neurociência, pilates e acupuntura, entre outras. Daniel Gonçalves, coordenador de saúde e performance do clube, detalha os conceitos presentes na inovadora área recém-criada pelo Maior Campeão do Brasil. - A rotina de um atleta do Palmeiras conta com atividades preliminares – ou seja, anteriores ao treinamento no campo – e atividades complementares. Todas elas decorrem de avaliação-diagnóstico, prevenção, performance e recuperação. Neste sentido, o Centro de Recovery e Neurociência foi pensado para nos auxiliar no pós-jogo em uma visão mais holística e interdisciplinar - disse o profissional.
Segundo Gonçalves, o clube utilizará recursos como massoterapia, exercícios de eletroestimulação transcraniana, pilates, botas compressivas, acupuntura, osteopatia, podologia, tudo embasado com estudos robustos. - Além do recovery, usamos esta nova área, principalmente, para as ativações mental, neural e neuromuscular. Por isso, o espaço é também de neurociência e conta com técnicas e equipamentos, como óculos inteligentes, que nos ajudam a melhorar a tomada de decisões e o foco dos nossos atletas, entre outras coisas - avaliou.
O cuidado com a saúde mental dos profissionais alviverdes foi levado em consideração durante a elaboração do projeto. - É um pensamento holístico. Além da questão da recuperação, procuramos criar um centro de convivência e também de bem-estar. O Palmeiras se preocupa muito com o bem-estar dos atletas e cria ambientes que favorecem isso. Então, projetamos um ambiente com cromoterapia (luzes), aromaterapia e estímulos auditivos agradáveis que faz com que os jogadores tenham uma maior aderência aos processos e se sintam cada vez mais cuidados e satisfeitos, sobretudo nas recuperações neuromuscular, metabólica e mental - explicou o profissional, que trabalha no Verdão desde 2020.
O NSP já usava equipamentos de neurociência, mas, a partir deste ano, a utilização foi ampliada. Segundo o coordenador científico, esta é uma área do futebol que avançará substancialmente nos próximos anos. - No conceito de neuromodulação, o atleta consegue, por meio de suas atividades cerebrais, entender o seu comportamento em relação a pensamentos intrusivos que podem gerar negatividade e ansiedade. Isso, como consequência, pode ser regulável com pensamentos positivos e respiração. Esse pensamento holístico é potencializado pelo ambiente relaxante e o atleta passa a se entender melhor - concluiu.
5172 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!
Está é a nova realidade do futebol.