A Copa Rio do ano de 1951 ainda é palco de muitas polêmicas no futebol brasileiro, que giram em torno do reconhecimento deste título como equivalente a um mundial. Com o Palmeiras vencedor do torneio naquele ano, o clube paulista afirma que se deve reconhecer a taça como um título mundial, mas, ainda assim, o caso não tem definição correta. Quer saber mais sobre a história do Mundial do Palmeiras? O Lance! te conta. Confira toda a polêmica pelo título do Palmeiras em 1951 (Foto: REPRODUÇÃO/A GAZETA ESPORTIVA)
A Copa Rio de 1951 foi criada com o intuito de não deixar a paixão por futebol nos torcedores brasileiros perder a força, devido aos eventos do Maracanazo, em 1950, quando o Brasil perdeu o título da Copa do Mundo, em casa, para o Uruguai. Assim, a CBD (percursora da CBF), convidou algumas equipes da Europa para jogarem a competição. Oito times no total participaram do torneio, divididos em dois grupos: o grupo Rio de Janeiro e o grupo São Paulo. O grupo carioca ficou composto por: Vasco da Gama, Áustria Viena, Nacional-URU e Sporting-POR. Já o grupo paulista tinha os times de: Palmeiras, Juventus-ITA, Nice-FRA e Estrela Vermelha-SRB. Depois dessa fase de grupos, ambas as equipes brasileiras, além de Juventus e Áustria Viena, passaram para as semifinais. A grande decisão seria jogada por Palmeiras e Juventus. Em duas partidas, o Verdão venceu a primeira por 1 a 0 e empatou a segunda em 2 a 2, conquistando o título do primeiro título em nível mundial disputado por clubes.
A última posição da Fifa sobre o Mundial do Palmeiras aconteceu em 2014, na 31ª Reunião do Comitê Executivo da Fifa, realizada no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, em conferência realizada no Brasil devido à Copa do Mundo de 2014. A ata daquela reunião, assinada pelo então secretário-geral da instituição, Jerôme Valcke, que hoje está banido do futebol, descreveu uma das decisões do dia, que foi: "atender a requisição da CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes da Europa e América do Sul vencido pelo Palmeiras como a primeira competição mundial de clubes". O trecho em inglês foi escrito originalmente referindo a competição como “ first worldwide club competition ”. O último posicionamento da Fifa sobre a competição aconteceu em 2014 (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
A grande questão dessa situação é que a Fifa não reconhece a competição como um Mundial de Clubes. A entidade reconhece apenas os torneios sob sua jurisdição (2000 e 2005 em diante), além de entender a antiga Copa Intercontinental (jogo entre o campeão da Libertadores e da Champions), como a percursora da competição. No entanto, a briga dos torcedores do Palmeiras e de seus rivais quase que se torna uma questão semântica, já que a Fifa reconhece o clube Alviverde como um " global champion" ou "worldwide champion", como manifestado publicamente em algumas oportunidades. Assim, a instituição máxima do futebol reconhece que a Copa Rio de 1951 foi a primeira competição de clubes em nível mundial, mas reluta em confirmar que a competição se enquadra como uma equivalente ao Mundial de Clubes que conhecemos atualmente.
2235 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!
"Somos o primeiro Campeão Mundial de Clubes e o resto é conversa fiada esse reconhecimento da FIFA pouco importa, Avanti Palestra o maior campeão de todos os tempos,olha que temos chances de conquistar o Bi Mundial"