Em documento publicado nesta quarta-feira (18), a Fifa apresentou um relatório sobre os clubes presentes no Mundial de Clubes de 2025. No documento, todos os títulos a nível continental conquistados pelos times que disputam a Copa do Mundo de Clubes foram igualados. Dessa forma, Palmeiras e Fluminense, campeões da Copa Rio, são considerados campeões de Copas inter-confederações. O critério adotado pela entidade está presente no documento da seguinte forma: “Copa inter-confederações: uma competição de copa disputada por clubes de ao menos duas confederações diferentes competindo entre elas”. Assim, todos os torneios com caráter oficial disputados entre equipes de continentes distintos entraram nesta lista.

Fifa reconhece campeonato internacional do Palmeiras, mas não considera campeão mundial. A decisão da entidade sobre os vencedores do mundo é de 2017. Para a Fifa, os clubes que conquistaram a Copa Intercontinental disputada entre 1960 e 2004, além do Mundial de Clubes da Fifa, são considerados campeões do mundo. O restante não. Desta forma, Palmeiras e Fluminense têm títulos internacionais, mas não são campeões mundiais.

O Real Madrid, por exemplo, que venceu cinco vezes o Mundial organizado pela Fifa e quatro vezes a Copa Intercontinental, está representado com nove títulos de Copas inter-confederações. Outra equipe que teve um título desse tipo reconhecido no relatório foi o Wydad Casablanca, do Marrocos. Trata-se da conquista do Campeonato Afro-Asiático de 1993, quando enfrentou o PAS, do Irã (Ásia), como representante africano.


Embora Fluminense e Palmeiras tenham os títulos reconhecidos pela Fifa como campeões de copas inter-confederações, eles não são considerados campeões mundiais. A Copa Rio foi um torneio que teve duas edições e reunia representantes da América do Sul e da Europa.
