Desafio europeu: Muricy, Mano e outros analisam distância encurtada pelo Brasil no Mundial

23/6/2025 08:52

Desafio europeu: Muricy, Mano e outros analisam distância encurtada pelo Brasil no Mundial

Desafio europeu: Muricy, Mano e outros analisam distância encurtada pelo Brasil no Mundial

Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras estão surpreendendo o mundo e superando os times europeus no Mundial de Clubes. Enquanto isso, outros técnicos brasileiros assistem à competição de longe e tiram conclusões do que está acontecendo em solo americano. A ESPN conversou com alguns dos principais treinadores nacionais para ouvir o que cada um está pensando sobre a competição e sobre os times brasileiros. E eles foram quase unânimes ao resumir o torneio até agora: a distância para a Europa está longe de ser tão grande quanto todos desenhavam.

O que técnicos brasileiros estão pensando sobre o Mundial? Muricy Ramalho, ex-treinador e atual coordenador técnico do São Paulo, disse: “Estou gostando porque estamos vendo escolas diferente de filosofia de futebol. Os times brasileiros estão mostrando na prática que a distância é menor do que todos estavam falando. A prática é diferente da teoria. Os times brasileiros estão indo bem”.

Mano Menezes, atual treinador do Grêmio, também compartilhou sua opinião: “Estou achando o Mundial muito bom, bom para elucidar muita coisa. Quanto ao desempenho dos brasileiros, vejo como confirmação da nossa qualidade técnica e do quanto as dificuldades de clima e campo podem equilibrar uma disputa. O Mundial também está confirmando que taticamente nossos times estão bem desenvolvidos. É muito bom ver os clubes brasileiros jogar contra os principais clubes do mundo”.

Cléber Xavier, atual treinador do Santos, comentou: “É muito bom o início dos sul-americanos, né? Quanto a competição vou esperar um pouquinho para ver como realmente ela vai trazer algum benefício. Para mim o maior problema é o desgaste dos europeus, né? Os caras chegam mortos depois do fim de temporada lá, seriam as férias dos caras. A maioria desses jogadores dos grandes clubes são jogadores de seleção. Então são jogadores que não param em data Fifa, estão sempre jogando. Isso atrapalha um pouco o nível de desempenho deles. E é o que a gente está vivendo no Brasil já faz um bom tempo. A queda da qualidade de muitos jogos pelo desgaste. É desumano o desgaste que alguns atletas têm sofrido pela quantidade de jogos”.

Vagner Mancini, atual treinador do Goiás, expressou sua satisfação: “Estou gostando do Mundial. Bons jogos, estilos diferentes, boas variações táticas, boa técnica. Os brasileiros estão muito bem, como eu esperava. Vendeu-se uma ideia de inferioridade quanto à Europa, mas na verdade estamos conseguindo competir com eles em igualdade de condições”.

Brasil x Europa no Mundial Até agora, foram quatro jogos de brasileiros contra europeus no Mundial, com dois empates e duas vitórias. Mesmo nos empates, porém, os times brasileiros foram superiores. Os quatro brasileiros chegam à última rodada liderando seus grupos. O Flamengo é quem está na melhor situação, com a classificação como primeiro colocado do seu grupo já garantida.







753 visitas - Fonte: -

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade