Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras estão surpreendendo o mundo e superando os times europeus no Mundial de Clubes. Enquanto isso, outros técnicos brasileiros assistem à competição de longe e tiram conclusões do que está acontecendo em solo americano. A ESPN conversou com alguns dos principais treinadores nacionais para ouvir o que cada um está pensando sobre a competição e sobre os times brasileiros. E eles foram quase unânimes ao resumir o torneio até agora: a distância para a Europa está longe de ser tão grande quanto todos desenhavam.
O que técnicos brasileiros estão pensando sobre o Mundial? Muricy Ramalho, ex-treinador e atual coordenador técnico do São Paulo, disse: “Estou gostando porque estamos vendo escolas diferente de filosofia de futebol. Os times brasileiros estão mostrando na prática que a distância é menor do que todos estavam falando. A prática é diferente da teoria. Os times brasileiros estão indo bem”.
Mano Menezes, atual treinador do Grêmio, também compartilhou sua opinião: “Estou achando o Mundial muito bom, bom para elucidar muita coisa. Quanto ao desempenho dos brasileiros, vejo como confirmação da nossa qualidade técnica e do quanto as dificuldades de clima e campo podem equilibrar uma disputa. O Mundial também está confirmando que taticamente nossos times estão bem desenvolvidos. É muito bom ver os clubes brasileiros jogar contra os principais clubes do mundo”.
Cléber Xavier, atual treinador do Santos, comentou: “É muito bom o início dos sul-americanos, né? Quanto a competição vou esperar um pouquinho para ver como realmente ela vai trazer algum benefício. Para mim o maior problema é o desgaste dos europeus, né? Os caras chegam mortos depois do fim de temporada lá, seriam as férias dos caras. A maioria desses jogadores dos grandes clubes são jogadores de seleção. Então são jogadores que não param em data Fifa, estão sempre jogando. Isso atrapalha um pouco o nível de desempenho deles. E é o que a gente está vivendo no Brasil já faz um bom tempo. A queda da qualidade de muitos jogos pelo desgaste. É desumano o desgaste que alguns atletas têm sofrido pela quantidade de jogos”.
Vagner Mancini, atual treinador do Goiás, expressou sua satisfação: “Estou gostando do Mundial. Bons jogos, estilos diferentes, boas variações táticas, boa técnica. Os brasileiros estão muito bem, como eu esperava. Vendeu-se uma ideia de inferioridade quanto à Europa, mas na verdade estamos conseguindo competir com eles em igualdade de condições”.
Brasil x Europa no Mundial Até agora, foram quatro jogos de brasileiros contra europeus no Mundial, com dois empates e duas vitórias. Mesmo nos empates, porém, os times brasileiros foram superiores. Os quatro brasileiros chegam à última rodada liderando seus grupos. O Flamengo é quem está na melhor situação, com a classificação como primeiro colocado do seu grupo já garantida.
1167 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Raphael Veiga revela que diálogo com ex-Palmeiras pesou na sua ida para o México
Verdão na justiça por milhões! Palmeiras recorre à Justiça em meio a impasse em transferência milionária de lateral!
Emprestado pelo Palmeiras, Rômulo brilha no Novorizontino
Palmeiras corre contra prazo por alvará antes de clássico
Provocação de Edílson no BBB irrita torcedores do Palmeiras e gera repercussão
Botafogo SP x Palmeiras : veja onde assistir ao vivo
Mais um craque no Verdão? Volante de seleção brasileira entra no radar e Palmeiras prepara proposta!
Verdão pode perder milhões? Patrocinador do Palmeiras solicitou recuperação judicial com divida bilionária
Botafogo-SP x Palmeiras; Saiba onde assistir!