Abel Ferreira fala em coletiva de imprensa após classificação do Palmeiras em cima do Botafogo, em uma vitória por 1 a 0. Paulinho saiu do banco, marcou na etapa inicial do tempo extra e classificou o Verdão para as quartas de final do torneio. O time paulista agora espera o vencedor de Benfica-POR e Chelsea-ING, para saber quem será o rival da próxima sexta-feira (4), novamente no Lincoln Financial Field, na Filadélfia. Foi um primeiro tempo de muitas disputas físicas e sem finalizações certas, com o jogo marcado por equilíbrio e entradas duras.
Abel Ferreira surpreendeu e colocou Allan no lugar de Facundo Torres, dando mais sustentação ao meio de campo, e deslocou Estêvão para o lado esquerdo, com Vitor Roque no comando do ataque. O Palmeiras começou melhor o confronto, controlando a posse de bola nos primeiros minutos, mas teve dificuldades para transformar esse domínio em chances claras de gol. A principal oportunidade surgiu aos 9 minutos, quando Piquerez cruzou rasteiro da ponta, Vitor Roque se esticou para tentar finalizar de carrinho, mas não conseguiu o desvio, e Alexander Barboza mandou para escanteio ao tentar afastar.
Após a parada técnica para hidratação, aos 30 minutos, o Botafogo voltou mais organizado e passou a ocupar o campo de ataque com mais frequência. A melhor chance da equipe carioca aconteceu aos 42, quando Marlon Freitas superou a marcação, invadiu a área e finalizou cruzado, mas o chute saiu fraco e pela linha de fundo. Torcida do Palmeiras faz festa na Filadélfia e provoca o Corinthians O Verdão ainda respondeu nos acréscimos: Richard Ríos arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa e saiu com perigo, raspando a rede por cima do travessão.
Na volta para a etapa final, o Palmeiras voltou a apresentar o domínio do primeiro tempo, mas agora com finalizações. Antes dos dez minutos, Estêvão obrigou John a boa defesa e inclusive chegou a balançar as redes, mas o lance foi anulado por impedimento no início da jogada. Na metade do segundo tempo, Abel surpreendeu novamente e tirou Estêvão, que era o melhor em campo até então, e colocou Paulinho. Ainda trocou Vitor Roque por Luighi, preterindo Flaco López, que vinha entrando no comando do ataque durante a competição, inclusive marcou um gol diante do Al Ahly.
Nos últimos minutos, Bruno Fuchs precisou se jogar com a cabeça na bola para impedir o gol de empate. O resumo de um Palmeiras combativo, aguerrido e classificado para as quartas de final do Mundial de Clubes.